Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1198
Título: Comparação dos níveis de reabsorção óssea nas próteses dentárias removíveis dento-suoportadas, muco-suportadas e implanto-suportadas: revisão de literatura
Autor(es): Brigido, Jandenilson Alves
Sousa, Flauberth Julio Fernandes de
Passos, José Giliard
Palavras-chave: Próteses
higiene oral
osso alveolar
Data do documento: 9-Jun-2021
Citação: SOUSA, Flauberth Julio Fernandes de; PASSOS, José Giliard. Comparação dos níveis de reabsorção óssea nas próteses dentárias removíveis dento-suoportadas, muco-suportadas e implanto-suportadas: revisão de literatura. 2021. 28 f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A revisão de literatura nos mostrou que a reabsorção óssea é um processo natural em todos os indivíduos que perdem os elementos dentários pois o osso alveolar perde sua função. Porém esse processo é acelerado em paciente que possuem uma má higiene oral, relacionada ao uso de próteses. As Próteses Totais (PT) ficaram como as principais causadoras dessa perda de estrutura, já que elas são suportadas diretamente pela mucosa e osso (muco-suportadas). Entretanto as Próteses Parciais Removíveis (PPR) também têm uma perda considerável do osso alveolar, o que está mais relacionado ao mau preparo de boca (adequação do meio), e a falta de um bom planejamento dos profissionais, sem respeitar os princípios biomecânicos, e a escolha ideal dos dentes pilares, sem contar também a higiene não adequada dos pacientes. Já os implantes ou overdentures com implantes são as melhores nesse sentido, pois elas têm a capacidade de manter por mais tempo o osso alveolar que circundava os dentes naturais, mas os estudos apresentados mostraram que mesmo com todo esse benefício, se o paciente não tiver uma higiene oral satisfatória, a proliferação bacteriana é aumentada e uma periodontite periimplantar pode ocorrer, resultando numa perda progressiva e significativa do osso alveolar. Diante desses fatos, é possível concluir que apesar de algumas próteses serem melhor que outras, se o paciente não tiver uma limpeza regular e visita periódica ao cirurgião dentista, o acúmulo de biofilme resulta num processo inflamatório gerando reabsorção óssea como tentativa do organismo de deter a infecção.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1198
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLAUBERTH JULIO FERNANDES DE SOUSA JOSÉ GILIARD PASSOS_TCC.pdf303,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.