Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1189
Título: Comparação de protocolos adesivos para colagem de fragmento: um estudo in vitro
Autor(es): Feitosa, Victor Pinheiro
Monte, Jessica de Souza
Morais, Bárbara Silveira de
Palavras-chave: Dentina
Cimentação
Polimerização
Data do documento: 9-Jun-2021
Citação: MONTE, Jessica de Souza; MORAIS, Bárbara Silveira de. Comparação de protocolos adesivos para colagem de fragmento: um estudo in vitro. 2021. 27f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: As fraturas dentarias são injúrias comuns aos dentes, podendo causar impactos psicológicos e estéticos, sabe-se que diante desses casos, a conduta clínica minimamente invasiva é a colagem autógena do fragmento, contudo, ainda não está claro na literatura qual o material que oferece melhor resistência de união na colagem de fragmentos. O objetivo deste estudo foi avaliar in vitro a melhor estratégia adesiva para colagem de fragmentos dentários, comparando cimento resinoso autoadesivo (RelyX U200, 3M), adesivo universal (Single Bond Universal, 3M, utilizando a técnica convencional) e resina composta (Charisma Classic, Kulzer) e cimento de ionômero de vidro (Riva Light-Cure, SDI). Trinta molares humanos extraídos foram cortados no sentido mésio-distal no meio da coroa e divididos em três grupos. Os fragmentos foram colados seguindo os protocolos de cada fabricante e cortados em palitos transversais de 1mm2 para o teste de microtração após 7 dias e 6 meses de armazenamento em água destilada. Para avaliar a qualidade da interface formada foi realizado o teste de nanoinfiltração de prata em microscopia eletrônica de varredura. A análise estatística com ANOVA de dois fatores e teste de Tukey (p<0,05) revelou que o ionômero apresentou menor resistência de união tanto na análise imediata quanto após 6 meses. A colagem com cimento resinoso apresentou adesão inicial similar à resina composta, porém menor após envelhecimento (p=0,006). Fragmentos colados com sistema adesivo e resina composta apresentaram os melhores resultados entre os 3 grupos, com alta resistência de união em ambos períodos de tempo. A nanoinfiltração foi pequena com cimento resinoso e resina composta e fendas foram encontradas com o ionômero. Com base no presente estudo, é possível concluir que a colagem de fragmentos com resina composta e sistema adesivo promove melhor adesão dentre os materiais testados.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1189
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESSICA DE SOUZA MONTE BÁRBARA SILVEIRA DE MORAIS_TCC.pdf735,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.