Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1177
Título: Estudo de caso sobre a percepção de gestores acerca da contabilidade como ferramenta de gestão
Autor(es): Viana, Andson de Freitas
Melo, Saulo Felipe Nunes de
Magalhães, Francisco Kleudervanes de Sousa
Palavras-chave: Microempresas
Gestor
Contador
Contabilidade
Data do documento: 16-Jun-2021
Citação: MELO, Saulo Felipe Nunes de; MAGALHÃES, Francisco Kleudervanes de Sousa. Estudo de caso sobre a percepção de gestores acerca da contabilidade como ferramenta de gestão. 2021. 27f. Artigo (Graduação em Ciências Contábeis) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: As micro e pequenas empresas são apontadas como parte integrante da maior fatia quanto aos números relacionados à geração de emprego formal no Brasil, caracterizando-se relevante a ideia quanto a se fazer uma análise dos modelos de gestão adotados pelas mesmas através de seus gestores diretos, os quais, oriundos dos mais diversos segmentos, podem ter visões distintas quanto à relevância da contabilidade no auxílio à gestão. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção do gestor de microempresa quanto ao contador, a contabilidade e sua relevância em relação ao processo decisório. A pesquisa foi realizada com 50 microempresas de Fortaleza e da região de Maracanaú, tendo como amostragem de respostas obtidas, 33 respondentes, com método de coleta através de questionário enviado aos gestores via link do Google Forms. Posterior à análise dos dados obtidos das respostas, permitiu-se mensurar através dos resultados a conclusão, de acordo com o universo amostral, que os gestores de forma geral têm boa avaliação do profissional contador e da contabilidade, porém quanto ao uso das informações contábeis como ferramenta gerencial, o nível de escolaridade se mostrou um fator diferencial, ou seja, gestores com maior nível de formação tendem a ter maior grau de compreensão das informações contábeis e enxergam como um fator relevante, gerando maior incidência de uso dessa ferramenta.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1177
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAULO FELIPE NUNES DE MELO e FRANCISCO KLEUDERVANES DE SOUSA MAGALHÃES_TCC.pdf897,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.