Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1175
Título: Distribuição do valor adicionado em empresas brasileiras listadas na Bolsa, Brasil, Balcão
Autor(es): Holanda, Allan Pinheiro
Viana, Andson de Freitas
Pontes, Misael da Silva
Lima, Anderson de
Palavras-chave: Demonstração de valor adicionado
Distribuição de riqueza
Setores econômicos
Data do documento: 16-Jun-2021
Citação: PONTES, Misael da Silva; LIMA, Anderson de. Distribuição do valor adicionado em empresas brasileiras listadas na Bolsa, Brasil, Balcão. 2021. 23f. Artigo (Graduação em Ciências Contábeis) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar a distribuição de riqueza em empresas brasileiras listadas no Índice Brasil 100 (IBrX) da Bolsa, Brasil, Balcão (B3) segmentadas por setores econômicos. Para alcançar o objetivo foi elaborado uma pesquisa documental, descritiva com abordagem quantitativa, na qual foi utilizado 78 empresas listadas na B3 e agregadas em 9 setores econômicos. Utilizando técnicas de estatísticas, foi feito a analise comparando de como foi feito a distribuição de valor adicionado entre os setores destinados aos funcionários, governo, capital próprio e capital de terceiros. Verificou-se que as empresas que mais distribuíram aos seus funcionários foram do setor Outros com distribuição de 160%. Em seguida foi o setor de Siderurgia e metalúrgica com 97% para os acionistas. Para o governo, as empresas que teve maior participação na distribuição de riqueza foi o setor de Consumo 87%. Quanto para terceiros, a maior distribuição foi do setor Outros com 65%. Percebe-se que há diferença entre os setores com relação a distribuição de riqueza gerada.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1175
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS SENA RODRIGUES_TCC.pdf523,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.