Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1159
Título: Cigarro x narguilé: malefícios causados a cavidade oral revisão de literatura
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Dias, Danielly Sousa
Santos, Synara Rebeca Ramos
Palavras-chave: Tabagismo
narguilé oral
doença periodontal
Data do documento: 7-Jun-2021
Citação: DIAS, Danielly Sousa; SANTOS, Synara Rebeca Ramos. Cigarro x narguilé: malefícios causados a cavidade oral revisão de literatura. 2021. 49f. Monografia (Graduação em Odontologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: O tabagismo é um fator para diversas doenças, sendo de suma importância a eliminação dessa prática para melhoria dos indicadores de saúde pública. O presente estudo teve como objetivo revisar, na literatura, os malefícios causados na cavidade oral pelo uso do tabaco seja de forma convencional ou Narguilé, avaliar a função do fumo em tecidos periodontais, assim como o comportamento da doença periodontal frente a fumaça do cigarro, reduzindo a resposta cicatricial e prejudicando as funções celulares defensivas contra os patógenos orais. Ressalta-se assim a relação da halitose com os produtos da combustão do cigarro que podem ocasionar e/ou agravar este problema. Frente a estes malefícios, vemos a importância de relacionar a adoção de medidas restritivas ao uso do tabaco e suas implicações na prevenção de câncer bucal. Estratégia de pesquisa publicadas nas bases de doados (PUBMED, MEDLINE, SCIELO, EBSCO e BVS). Com a melhora do conhecimento obter-se a firmeza e domínio do assunto abordado. Após a triagem dos artigos foram obtidos 15 artigos para explorar, entre estes, os avaliados tiveram como requisitos, métodos, inovações, práticas clínicas, estatísticas, comparações, conforme plano de pesquisa. Nesta revisão de literatura sobre os malefícios causados na cavidade oral pelo uso do tabaco seja de forma convencional ou Narguilé, visa relatar sobre os danos que podem a vir ser causados no periodonto, mucosa e osso, até o dano mais grave, apresentando as particularidades e efeitos de cada.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1159
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELLY SOUSA DIAS SYNARA REBECA RAMOS SANTOS_TCC.pdf655,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.