Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1157
Título: A importância da atuação odontológica em pacientes internados em unidade de terapia intensiva
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Barroso, Alícia Rocha Siqueira
Café, Geórgia Freitas
Palavras-chave: Unidades de Terapia Intensiva
Odontologia
Saúde Bucal
Data do documento: 7-Jun-2021
Citação: BARROSO, Alícia Rocha Siqueira; CAFÉ, Geórgia Freitas. A importância da atuação odontológica em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. 2021. 32f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Objetivo: Delinear com base na literatura a importância da atuação do Cirurgião-Dentista para pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa realizada através de uma revisão de literatura na modalidade integrativa, sintetizado no período de fevereiro a junho de 2021, tendo como fonte de pesquisa a biblioteca digital: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), portal da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS (Bireme) e PubMed, direcionando para uma amostra total de 13 artigos que foram avaliados e interpretados. Resultados e Discussão: Diante da análise do perfil das publicações, observa-se que referente ao período de lançamento das mesmas, o ano de 2018 concentrou a maior parte dos estudos. Evidenciou-se, que a luta para inserção do Cirurgião-Dentista nos hospitais, em especial, nas Unidades de Terapia Intensiva foi identificada em registros de diferentes fontes como: Código de Ética Odontológico, na resolução do Conselho Federal de Odontologia (CFO) no. 162/2015 e na Resolução CFO no 163/2015, estudos apontaram que devido à ausência de cuidados bucais adequados ao paciente crítico, este pode desenvolver inúmeras complicações e problemas bucais, dentre elas, a doença periodontal, processos cariosos, abscessos, traumas, Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAMV) e outros. Assim, concerne aos profissionais de Odontologia, atuar executando inúmeras tarefas curativas, restauradoras e preventivas, levando em consideração que a inclusão do Cirurgião-Dentista é considerada importante pelos estudos, desde a prevenção e o controle de doenças, como também nas infecções respiratórias, na prevenção e manutenção da higiene oral, bem como no processo de assistência em tratar as doenças da cavidade oral. Considerações Finais: Em visto disso, considera-se que o eixo de saúde bucal é essencial para a qualidade de vida e saúde geral de indivíduos hospitalizados e é de extrema importância a atuação deste profissional para a implementação de protocolos clínicos de conduta, visando tanto a prevenção quanto a recuperação da saúde bucal e sistêmica.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1157
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALÍCIA ROCHA SIQUEIRA BARROSO GEÓRGIA FREITAS CAFÉ_TCC.pdf501,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.