Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1149
Título: Repercussões da violência conjugal na vida dos filhos: uma revisão integrativa
Autor(es): Almeida, Sara Guerra Carvalho de
Sousa, Vladia Maria Honorio
Palavras-chave: Violência intrafamiliar
Parentalidade
Práticas educativas
Intergeracionalidade
Data do documento: 17-Jun-2021
Citação: SOUSA, Vladia Maria Honorio. Repercussões da violência conjugal na vida dos filhos: uma revisão integrativa. 2021. 33f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Ambientes domésticos permeados de violência conjugal tendem a ocasionar sofrimento a todos os membros do sistema familiar, repercutindo sobremaneira, a curto e a longo prazo, na vida dos indivíduos, em especial, dos filhos. Este trabalho de conclusão de curso realizou uma revisão de literatura científica, objetivando analisar as repercussões da violência conjugal na vida dos filhos. Tendo como objetivos específicos discutir sobre os aspectos da intergeracionalidade da violência conjugal, explanar os subsistemas familiares e as características de risco na relação pais-filhos e identificar as práticas educativas intrafamiliares. Para tanto, a pesquisa foi realizada na base de dados Scientific Eletronic Library Online – Scielo, com um recorte histórico de 2015 a 2020. Sobre o procedimento metodológico, o estudo se caracteriza como qualitativo e exploratório, do tipo revisão integrativa de literatura. Com a pesquisa, foi possível observar que algumas crianças que presenciam a violência entre seus progenitores tendem a perpetrar a violência em seus relacionamentos conjugais futuros. Assim, a violência é percebida como um fator intergeracional, que está inserida na relação familiar passada de geração em geração. Observar-se a interligação entre os subsistemas conjugal e parental, transferindo as complicações da conjugalidade para a parentalidade, afetando a relação pai-filho e causando danos ao desenvolvimento da criança. Incluindo também o uso da violência como pratica educativa, advindas de pais cujos relacionamentos estão envoltos na cultura da agressão.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1149
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VLADIA MARIA HONORIO SOUSA_TCC.pdf266,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.