Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1148
Título: As contribuições e desafios da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura
Autor(es): Duarte, Aline Gadelha de Almeida
Sousa, Rochelly da Silva
Palavras-chave: Criança
Desenvolvimento Infantil
Lúdico
Psicologia e Psicomotricidade
Data do documento: 18-Jun-2021
Citação: SOUSA, Rochelly da Silva. As contribuições e desafios da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura. 2021. 58f. Monografia (Graduação em Psicologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A psicomotricidade é a expressão de um pensamento pelo ato motor preciso e harmonioso, e que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Essa ciência impacta no crescimento da criança, pois o desenvolvimento Infantil é parte da existência humana, sendo um processo único e que tem como finalidade sua inserção na sociedade em que vive. A infância é uma fase do ser humano na qual o indivíduo se conhece, adquire habilidade, se movimenta e se relaciona com o meio na qual está inserido. A partir disso, a pesquisa tem como objetivo geral analisar como a psicomotricidade impacta o desenvolvimento infantil nas mais variadas dimensões (afetiva, cognitiva e motora); para a discussão dessa temática se fez necessário conhecer a historicidade do ser criança, analisar o desenvolvimento infantil a luz da psicologia, compreender a relação entre a psicomotricidade e os recursos lúdicos e identificar as contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil. No processo de desenvolvimento, profissionais como psicólogos e pedagogos podem utilizar os recursos lúdicos, pois o mesmo é uma ferramenta que utiliza jogos e brincadeiras para incentivar a criança. Na construção do trabalho adotou-se uma metodologia de estudo com natureza qualitativa, onde a pesquisa se classificou como uma revisão bibliográfica sistemática. No decorrer do estudo, percebeu-se que a psicomotricidade auxilia no processo de aprendizagem da criança, trabalha déficits que ela possa apresentar e na prevenção de algumas dificuldades que possa ocorrer no decorrer do seu desenvolvimento. Espera-se que tal trabalho possa contribuir para a comunidade acadêmica, equipes de professores e para profissionais da área da psicologia e ou outras áreas da saúde.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1148
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHELLY DA SILVA SOUSA_TCC.pdf669,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.