Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1147
Título: Sexualidade e envelhecimento: uma análise fílmica da série “grace and frankie”
Autor(es): Flesch, Leticia Decimo
Freitas, Raquel dos Santos
Palavras-chave: Sexualidade
Envelhecimento
Grace and Frankie
Preconceito
Data do documento: 21-Jun-2021
Citação: FREITAS, Raquel dos Santos. Sexualidade e envelhecimento: uma análise fílmica da série “Grace and Frankie”. 2021. 36f. Monografia (Graduação em Psicologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Diante da ascensão do público idoso na contemporaneidade e aos estigmas sociais e preconceituosos criados no imaginário social sobre o envelhecer, este trabalho se propôs discutir os fatores imbricados na sexualidade no processo de envelhecimento, foi realizado uma análise fílmica da série “Grace and Frankie”, a fim de analisar as representações psicossocioculturais da sexualidade na velhice. Para tanto, foi necessário identificar os estereótipos, as crenças e os tabus envolvidos na sexualidade do idoso, assim como, analisar a forma com que essas representações afetam a vivência da sexualidade dos idosos. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva estruturada na análise fílmica, cujo método foi pautado na observação de conteúdo referente à descrição e a análise de dois episódios da série, que dialogam acerca da sexualidade, autoimagem, autoconhecimento, preconceitos e estigmas sociais relacionadas à sexualidade e ao envelhecer. Diante disso, verificou-se que o tema acerca da sexualidade ainda é considerado um tabu, o que impõe a constatação de que tais preconceitos influenciam na sexualidade do idoso e no processo de envelhecimento.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1147
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUEL DOS SANTOS FREITAS_TCC.pdf572,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.