Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1146
Título: Os fatores desencadeantes da síndrome de Burnout nos enfermeiros da atenção primária a saúde
Autor(es): Alencar, Olivia Lima Guerreiro de
Lopes, Mônica Antonia Lima
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
Enfermeiros
Atenção Primária de Saúde
Data do documento: 17-Jun-2021
Citação: LOPES, Mônica Antonia Lima. Os fatores desencadeantes da síndrome de Burnout nos enfermeiros da atenção primária a saúde. 2021. 53f. Monografia (Graduação em Psicologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A Síndrome de Burnout é um distúrbio psicológico de caráter depressivo. Caracteriza-se por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. As profissões assistenciais estão entre as mais suscetíveis para o desenvolvimento dessa doença, entre elas os profissionais de saúde, estes por realizarem atividades assistenciais à vida das pessoas, viabilizando seu bem-estar físico e emocional. Diante do exposto, este estudo tem o objetivo de identificar quais os fatores desencadeantes da Síndrome de Burnout nos enfermeiros da Atenção Primária de Saúde. A presente pesquisa partiu dos artigos publicados em periódicos nacionais, concedidos através de busca online, produzidos entre os anos de 2014 á 2021. Os critérios de exclusão foram os artigos anteriores ao ano de 2014, os de língua estrangeira e os que não eram relevantes ao tema. Realizou-se, então, uma pesquisa de cunho exploratório, qualitativo e bibliográfico, utilizando-se do método de revisão integrativa de literatura. As buscas de dados foram realizadas pelas bases: SciELO, BVS e LILCACS. Dos 157 artigos encontrados foram selecionados 17 artigos que tinham mais relevância com o tema referido. As multiplicidades da área organizacional são potenciais causadoras de estresse, que leva o profissional a uma condição de adequações, que por vezes, sem efeito, conduz à instauração da síndrome. Esta provoca danos para a saúde do indivíduo, assim como para a organização em geral, pois finda induzindo o trabalhador a diminuir suas habilidades, sendo capaz de causar altas taxas de absenteísmo e rotatividade nos espaços de trabalho. Os resultados encontrados apontaram que os fatores desencadeantes da SB nos enfermeiros da Atenção Primária são múltiplos e de causas variáveis, entretanto, a falta de autonomia, as mudanças organizacionais frequentes, o ambiente físico, seus riscos e a dimensão à sobrecarga de trabalho, apresentam-se com maior frequência no ambiente das UBS. Como meios de enfrentamento do burnout foram identificados que, os enfermeiros que têm suporte social e familiar, além de suas características próprias, apresentam menor prevalência para a doença em relação aos profissionais com menor suporte. Por fim, muitos pontos permanecem não esclarecidos, mas os autores, de uma forma geral, concordam que o burnout interfere nos níveis, institucional, social e pessoal.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1146
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÔNICA ANTONIA LIMA LOPES_TCC.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.