Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1144
Título: Relações de poder e subjetivação no contexto prisional
Autor(es): Vieira, Marcus Kleredis Monteiro
Freitas, Mariele Batista
Palavras-chave: Poder
Instituição total
Discurso
Subjetividade
Data do documento: 18-Jun-2021
Citação: FREITAS, Mariele Batista. Relações de poder e subjetivação no contexto prisional. 2021. Monografia. 40f. (Graduação em Psicologia). Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho aborda os efeitos subjetivadores do poder no contexto prisional. O percurso metodológico da pesquisa, bibliográfica e exploratória, assume três momentos distintos: no primeiro momento, discutiu-se o conceito de poder em Foucault, mais especificamente o do “soberano”, o “disciplinar” e o “micropoder”; no segundo, o presídio como instituição total, segundo Goffman e, por fim, discutiu-se sobre o conceito de subjetividade, os efeitos subjetivadores do poder e algumas de suas formas discursivas nos presídios brasileiros. Ao final do trabalho, conforme os rumos assumidos pelo levantamento bibliográfico, as três formas do poder elencadas no primeiro capítulo articularam-se aos discursos “institucional”, “religioso” e de “facção criminosa” no contexto subjetivador dos presídios brasileiros.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1144
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIELE BATISTA FREITAS_TCC.pdf404,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.