Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1125
Título: A prática da psicologia com adolescentes em medidas socioeducativas de internação
Autor(es): Almeida, Sara Guerra de Carvalho
Santos, Lara Beatriz Freitas de Lima dos
Palavras-chave: Medidas socioeducativas
Psicologia
Ato infracional
Adolescencia
Data do documento: 17-Jun-2021
Citação: SANTOS, Lara Beatriz Freitas de Lima dos. A prática da psicologia com adolescentes em medidas socioeducativas de internação. 2021. 47f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Este trabalho versa sobre o tema “A prática da psicologia com adolescentes em medidas socioeducativas de internação”. O estudo apresenta na introdução o surgimento e o funcionamento das medidas socioeducativas (MSE), as principais abordagens da psicologia e o trabalho dos psicólogos com adolescentes em medidas socioeducativas de internação. O objetivo desse estudo foi analisar as contribuições da prática da psicologia com adolescentes em medidas socioeducativas de internação. Buscou-se reunir dados com o propósito de responder ao problema central da pesquisa: “Quais as contribuições da psicologia com adolescentes em medidas socioeducativas de internação?”. O método utilizado foi o de revisão integrativa, com pesquisa qualitativa, por meio do levantamento bibliográfico. Os resultados discutidos foram organizados em 3 tópicos, 1 – Discorrer sobre as trajetórias das medidas socioeducativas e as políticas sociais de garantia de direitos; 2 – Discutir as vertentes teóricas da psicologia nas medidas socioeducativas de internação e 3 – Identificar as possíveis atuações da psicologia no contexto das medidas socioeducativas de internação. Concluiu-se que esse trabalho teve como benefício informar sobre as diversas atuações do psicólogo nos centros socioeducativos, além de divulgar dados a respeito do funcionamento das medidas socioeducativas nos últimos anos, o que mudou e o que ainda permanece. Um dos limites encontrados foi a relativa escassez de artigos que foquem na atuação dos psicólogos nas MSE de internação, a rotina desses profissionais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1125
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARA BEATRIZ FREITAS DE LIMA DOS SANTOS_TCC.pdf400,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.