Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1122
Título: Implicações psicológicas decorrente a pandemia da covid-19 em pessoas idosas no brasil
Autor(es): Flesch, Leticia Decimo
Teixeira, Franciele dos Santos
Palavras-chave: Covid-19
Idosos
Saúde mental
Data do documento: 22-Jun-2021
Citação: TEIXEIRA, Franciele dos Santos. Implicações psicológicas decorrente a pandemia da covid-19 em pessoas idosas no Brasil. 2021. 26f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitário Fametro, 2021.
Resumo: A pandemia da covid-19 trouxe grandes impactos para a vida dos indivíduos por todo o mundo. A população idosa se encontra entre o grupo que mais vem sofrendo com esse fenômeno que provoca medo, luto e incertezas. No Brasil os idosos se encontram em circunstâncias desafiadoras para o enfretamento dessa doença. O presente trabalho constitui uma pesquisa de revisão integrativa de literatura, com a intuição de compreender como a pandemia da covid-19 afetou psicologicamente as pessoas idosas do nosso país, e seguiu com o objetivo específico de identificar como as informações chegam até essas de pessoas; discutindo como os idosos se percebem enquanto grupo de risco na pandemia da covid-19 e analisando as consequências psicológicas da pandemia de covid 19 nos idosos brasileiros. As bases de coleta de dados usadas foram SciELO e LILACS, seguindo com os descritores covid 19, idosos, saúde mental e pandemia. Foram analisados sete estudos que abordam questões relacionadas a saúde mental do idoso voltado a no período da pandemia. Foi possível observar a importância da forma como os idosos recebem informações sobre sua real situação em meio a pandemia, considerando-se que existe a necessidade de sensibilizá-los sobre identificar quando essas notícias são verídicas ou não. Pode-se identificar a vulnerabilidade e a dificuldade do enfrentamento da pandemia para os idosos quando visualizado como principal grupo de risco. Como também a perspectiva de mudança para que haja maior respeito e acolhimento dessas pessoas após a pandemia, no qual se torna mais nítido que os idosos são indivíduos que necessitam de mais cuidado e atenção. Assim se conclui que os idosos brasileiros são os mais vulneráveis aos impactos da pandemia da covid-19 podendo gerar consequências para além desse período.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1122
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCIELE DOS SANTOS TEIXEIRA_TCC.pdf251,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.