Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1121
Título: A violência psicológica em mulheres nos relacionamentos Heterossexuais
Autor(es): Almeida, Sara Guerra Carvalho de
Araújo, Clara Gianne de Sousa
Palavras-chave: Violência psicológica
Violência contra a mulher
Violência contra parceiros íntimos
Data do documento: 13-Jul-2021
Citação: ARAÚJO, Clara Gianne de Sousa. A violência psicológica em mulheres nos relacionamentos Heterossexuais. 2020. 25f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitário Fametro, 2020.
Resumo: A violência contra a mulher é um problema vivenciado em todo o mundo. No Brasil, a lei 11.340, conhecida também como Lei Maria da Penha, em homenagem à mulher que sobreviveu a várias tentativas de homicídio realizadas pelo ex-marido e passou a lutar pelos direitos das mulheres, traz um aparato para as mulheres vítimas de violência. A violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial são as violências descritas nessa lei. Dentre elas, as mais conhecidas e denunciadas são a violência física e sexual. A Lei Maria da Penha descreve a violência psicológica como práticas que causam danos emocionais ou atitudes que objetivam controlar as ações e comportamento das vítimas, por meio de ameaças, chantagens, humilhações, manipulações, isolamento, perseguição, insulto, ridicularização ou qualquer outra ação que cause prejuízo à saúde psicológica da mulher e a autodeterminação. Este artigo objetiva fazer uma revisão integrativa da literatura sobre a violência psicológica em mulheres nos relacionamentos heterossexuais, relatando suas especificidades, possíveis causas e consequências na vida das vítimas. Foram usados nove artigos para analisar os resultados e propor uma discussão. Neste estudo, foi constatado o déficit nas pesquisas e nos estudos exclusivos sobre a violência psicológica. Os artigos pontuaram a violência psicológica contra a mulher como a mais perpetrada por parceiros íntimos. Os autores analisados citam como principais causas o ciúme, o jogo de poder e o histórico familiar. Observou-se também as consequências físicas e psicológicas apresentadas pelas vítimas e por quem convive com a violência doméstica. Propõe-se outros estudos e pesquisas específicas sobre a violência psicológica e políticas públicas de prevenção e cuidado as vítimas e familiares, além de uma reeducação para que os homens não repitam as atitudes já vividas ou passem a pensar nas mulheres de forma diferente e respeitosa, não as reduzindo a meros objetos que podem ser mandadas e manipuladas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1121
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLARA GIANNE DE SOUSA ARAÚJO_TCC.pdf253,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.