Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1120
Título: Analise dos impactos nas relaçoes sociais de adolescentes na era digital
Autor(es): Marques, Gardenia Holanda
Andrade, Cássia Cristina Paixão
Palavras-chave: Adolescentes
Relação social
Redes sociais
Data do documento: 22-Jun-2021
Citação: ANDRADE, Cássia Cristina Paixão. Análise dos impactos nas relações sociais de adolescentes na era digital. 2021. 41f. Artigo (Graduação em Psicologia). -Centro Universitário Fametro, 2021.
Resumo: O desenvolvimento de tecnologias permitiu ao homem executar novas ações. De modo que nas últimas décadas, a tecnologia da informação emergiu e ampliou a possibilidade de comunicação através das redes sociais, sendo os adolescentes o grupo que mais utiliza essa ferramenta não só para comunicar-se, mas também para a exposição de si. Este trabalho tem como objetivo, analisar os impactos sociais que o uso das redes virtuais produz na vida dos adolescentes, contextualizando com as especificidades do desenvolvimento psicossocial de adolescentes no século XXI, identificando os principais fatores que envolvem nas redes sociais e apontar os benefícios e malefícios do uso das redes sociais, no que diz respeito às suas relações sociais. O método utilizado para a realização da pesquisa foi o de revisão integrativa da literatura. Inicialmente ocorreu uma busca por artigos científicos nos bancos de dados das plataformas de pesquisa Biblioteca virtual em saúde (BVS) e Scientific Library Online (SciELO). Desse modo os artigos selecionados foram aqueles pulicados entre os anos de 2015 a 2020 da área de psicologia e educação. A partir disso foi realizada uma discussão acerca dos seguintes pontos verificados nos artigos; relacionamentos virtuais e reais, subjetividade nas redes e autoimagem e violências. Concluí-se com essa pesquisa que as redes sociais são reconhecidamente facilitadoras de relações sociais, de relacionamentos amorosos, de exposição de ideias, discursos, pensamento e muitas vezes como escoamento de emoções. Contudo é também espaço de exposição de preconceito, práticas de violências.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1120
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CÁSSIA CRISTINA PAIXÃO ANDRADE_TCC.pdf730,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.