Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/111
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Thiago Farias | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-06T18:10:51Z | - |
dc.date.available | 2019-12-06T18:10:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-19 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifametro.edu.br/jspui/handle/123456789/111 | - |
dc.description.abstract | A finalidade do presente trabalho é expor uma análise sobre um tema muito discutido e, em certas vezes, polemizado, que traz uma grande desavença de opiniões e de pontos de vista. Este artigo tem por base estudos, dados, pesquisas e fatos históricos e atuais sobre as cotas raciais dentro do Ensino Superior público, trazendo uma análise biográfica de acontecimentos ocorridos nos Estados Unidos, onde a sociedade foi segregada entre raças e que, por meio de muita luta e empenho, conseguiu a integração do povo e direitos iguais para todos. O sistema de cotas foi aplicado também aqui no Brasil e trouxe um questionamento jurídico em relação ao princípio da igualdade elencado na constituição de 1988. Será que o sistema de cotas feriria o princípio constitucional da igualdade? Daí surge o entendimento do STF quando foi provocado para ver a constitucionalidade das políticas de reservas de vagas. Entretanto, as ações afirmativas vêm com a pretensão de inclusão e união do povo em busca de melhorias. Nesse cenário, o Estado inseriu, em seu ordenamento jurídico, diversas leis de inclusão de afrodescendentes e grupos étnicos em instituições públicas. Sob essa ótica, é muito oportuno dar ênfase aos métodos utilizados para o combate à discriminação e a qualquer tipo de exclusão por motivos raciais. Medidas especiais serão direcionadas a grupos que corriqueiramente sofrem racismo e, por sua vez, discriminação social, pretendendo garantir a igualdade de oportunidades e erradicar o abismo existente entre as camadas sociais. Contudo, as ações afirmativas têm uma política dirigida a um fator elementar, considerando a tonalidade da pele, finalidade determinante para a admissão do grupo. | pt_BR |
dc.subject | Constitucional | pt_BR |
dc.subject | Princípio da igualdade | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Cotas raciais | pt_BR |
dc.title | COTAS RACIAIS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: análise de suas raízes históricas, de seus pressupostos e de suas consequências | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Graduação de Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
THIAGO FARIAS BRITO.pdf | 671,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.