Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1118
Título: Atendimento psicologico online em tempos de pandemia da covid-19
Autor(es): Oliveira, Maria Zelfa de Souza Feitosa
Cunha, Antonia Cristiane Ribeiro da
Palavras-chave: Atendimento Online
Psicologia
Pandemia
Data do documento: 16-Jun-2021
Citação: CUNHA, Antonia Cristiane Ribeiro da. Atendimento psicológico online em tempos de pandemia da Covid-19. 2021. Monografia. 50f. (Graduação em Psicologia). Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Em Novembro de 2019, surgiram os primeiros casos de Covid-19, doença causada pelo vírus SARS-Cov-2, na província de Wuhan, na China. Em poucos meses, os casos se alastraram por todo o mundo, promovendo profundas mudanças nos hábitos sociais e gerando caos, angústia e incertezas quanto ao futuro. A Psicologia, devido ao isolamento social exigido para a contenção da transmissão da doença, assim como diversas outras áreas, precisou adaptar-se ao novo modelo possível de atuação para a permanência de suas atividades e cuidados com a saúde mental dos indivíduos, neste momento fundamental de mudanças em toda a sociedade. Os atendimentos remotos tornaram-se uma prática comum e a mais disponível nesse cenário. O objetivo deste trabalho é analisar as possibilidades e os limites dos serviços psicológicos prestados por meios de tecnologia da informação e da comunicação (TICs), durante o periodo pandêmico. Sobre o procedimento metodológico adotado, este estudo se caracterizou por ser uma pesquisa de cunho exploratório, qualitativo e bibliográfico, utilizando-se do método de revisão integrativa de literatura. As buscas de dados foram realizadas pelas bases: SciELO e LILCACS, obtendo-se um total de 15 artigos para análise. Como resultados, observou-se a rápida expansão dos atendimentos psicológicos online, desde o início da pandemia. Os movimentos dos conselhos regionais profissionais, em especial do Conselho Federal de Psicologia, na regulamentação dos serviços prestados nesse formato, com algumas regulamentações quanto à execução dos atendimentos online. Detectou-se, porém, uma baixa produção científica na área da Psicologia quanto ao tema, se considerarmos o numeroso crescimento nas práticas desses serviços em tempos pandêmicos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1118
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA CRISTIANE RIBEIRO DA CUNHA_TCC.pdf533,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.