Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Lucas de-
dc.contributor.authorSilva, Deyze Keline da-
dc.date.accessioned2023-10-02T18:12:57Z-
dc.date.available2023-10-02T18:12:57Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.citationSILVA, Deyze Keline da. Clima organizacional como fator de motivação nas empresas: o caso de um supermercado cearense. 2021. 27f. Artigo (Graduação em Administração) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1103-
dc.description.abstractO Clima Organizacional tem um papel muito importante dentro das organizações, sendo capaz de influenciar o comportamento, a motivação dos funcionários e o consequente desempenho dos colaboradores de uma empresa. Nesse sentido, o presente trabalho busca evidenciar os principais fatores do Clima Organizacional que mais geram motivação no ambiente de trabalho, a partir da experiência de um supermercado cearense. Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa e do tipo descritiva e bibliográfica. Para a coleta dos dados, foi utilizada a técnica do questionário formado por 10 (dez) perguntas, avaliadas em uma escala de 05 (cinco) pontos, o qual foi aplicado com diferentes colaboradores do supermercado estudado na presente pesquisa. Para a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva, por meio da elaboração de gráficos e tabelas que evidenciaram os principais resultados encontrados após a aplicação do questionário. Os resultados foram analisados considerando as principais compreensões da teoria, evidenciadas ao longo do Referencial Teórico. Como conclusão, foi possível compreender que liderança, salário e reconhecimento interpessoal são os principais elementos do Clima Organizacional que mais geram motivação nos colaboradores que trabalham no supermercado estudado na presente pesquisa. Por outro lado, os fatores que mais geram desmotivação são a falta de benefícios e a jornada de trabalho cansativa.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectSupermercadopt_BR
dc.titleClima organizacional como fator de motivação nas empresas: o caso de um supermercado cearensept_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Administração Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEYZE KELINE DA SILVA_TCC.pdf572,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.