Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1097
Título: As interações e brincadeiras no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil
Autor(es): Silva, Angelina do Nascimento
Rezende, Acassia Nicole Rodrigues da Costa
Diniz, Francisca Elissandra Miranda
Palavras-chave: Educação infantil
Brincadeira
Aprendizagem
Data do documento: 16-Jun-2023
Citação: REZENDE, Acassia Nicole Rodrigues da Costa. DINIZ, Francisca Elissandra Miranda. As interações e brincadeiras no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil. 2023. 24f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Faculdade Unifametro Cascavel, Cascavel, 2023.
Resumo: As interações e brincadeiras na Educação Infantil despertam o desejo do saber, a vontade de participar, a alegria e socialização entre as crianças. As brincadeiras e a ludicidade contribuem no processo de alfabetização e letramento, favorecendo a participação e a concentração dos alunos. Proporcionando dessa forma a assimilação e acomodação dos conteúdos com mais facilidades e naturalidade. As brincadeiras auxiliam as crianças na formação de conceitos, percepções e socialização com seus pares, desenvolvendo habilidades sociais, cognitivas, físicas e afetivas. Nesse sentido o presente estudo buscou analisar a importância das interações e brincadeiras no processo de aprendizagens na Educação Infantil. Para tanto, a metodologia do presente trabalho segura-se em uma revisão de literatura integrativa em forma de pesquisa qualitativa, com análise em outros estudos e pesquisas já realizadas. Segundo alguns estudos indicados no decorrer da exposição, a brincadeira pode ajudar as crianças a desenvolver a criatividade, a capacidade de resolução de problemas, a coordenação motora e a interação social. Com base nos estudos realizados, podemos concluir que na Educação Infantil as interações são muito importantes, pois elas contribuem no processo de aprendizagem, ajudando na formação do senso crítico, e auxiliando na capacidade de argumentar. As brincadeiras na Educação Infantil oportunizam a interação e socialização das crianças e por meio do brincar elas se desenvolvem, constroem seus próprios pensamentos e o jeito de ver o mundo, aprendendo a interagir com a realidade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1097
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACASSIA NICOLE RODRIGUES DA COSTA REZENDE FRANCISCA ELISSANDRA MIRANDA DINIZ_TCC.pdf302,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.