Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1090
Título: Perfil antropométrico de idosos com diabetes no Brasil: uma revisão de literatura
Autor(es): Paim, Raquel Teixeira Terceiro
Moreira, Ana Caroline Furtado
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Estado nutricional
Idoso
Antropometria
Data do documento: 25-Jun-2021
Citação: MOREIRA, Ana Caroline Furtado. Perfil antropométrico de idosos com diabetes no Brasil: uma revisão de literatura. 2021. 24f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: No Brasil, observa-se um crescente aumento no número de idosos, fato explicado pela transição demográfica e epidemiológica mundial, levando a estimativa que a população idosa até 2050 chegue a 2 bilhões. No processo de envelhecimento ocorrem mudanças biológicas no corpo, ocasionando alterações estruturais e funcionais, estando diretamente relacionada ao aumento do número de portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) nessa faixa etária. A Diabetes Mellitus (DM), patologia caracterizada pelo defeito na secreção ou ação da insulina no sangue, levando a hiperglicemia. A DM atinge mais de 12 milhões de brasileiros e é uma das principais causas de morbimortalidade no mundo. Diante disso, o objetivo do estudo foi revisar na literatura o perfil antropométrico de idosos diabéticos brasileiros. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, em que foram realizadas pesquisas através das bases de dados SciELO e BVS, no meses de fevereiro e março de 2021, utilizando as palavras-chave: Diabetes Mellitus, Estado Nutricional, Idoso, Antropometria, considerando os descritores com terminologia do DeCs (Descritores em Ciência e Saúde). Após análise minuciosa dos artigos selecionados, apenas 11 foram escolhidos como objeto de estudo por apresentarem aspectos que respondiam à questão norteadora desta revisão e publicados no idioma português, nos anos de 2010-2020. A revisão dos artigos demonstra alta prevalência de excesso de peso nos idosos diabéticos analisados, sendo as mulheres o grupo de maior incidência. Evidenciou-se que o estado nutricional dos idosos de maior prevalência é o sobrepeso e os fatores intrínsecos como local onde reside, acompanhamento nutricional e apoio familiar estão diretamente relacionados aos resultados obtidos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1090
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CAROLINE FURTADO MOREIRA_TCC.pdf654,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.