Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1088
Título: Avaliação clínica e hematológica de anuros de vida livre como ferramenta de biomonitoramento
Autor(es): Ciriaco, Ana Caroline Moura Rodrigues
Lima, Renan Carlos de Souza
Palavras-chave: Anfíbios
Hepatozoon Sp.
Efeitos sazonais
Valores hematológicos
Valores de referência
Data do documento: 21-Nov-2022
Citação: LIMA, Renan Carlos de Souza. Avaliação clínica e hematológica de anuros de vida livre como ferramenta de biomonitoramento. 2022. 25f. Artigo (Graduação em Medicina Veterinária) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Os anuros são espécies amplamente utilizadas para estudos científicos, no entanto até pouco tempo não se tinha muitas informações sobre a medicina desses animais. Somente depois do século XX, a medicina de anfíbios foi impulsionada, após estudos sobre indivíduos com quitridiomicose. São indivíduos supersensíveis que sofrem influência direta dos efeitos sazonais do local onde vivem. O biomonitoramento dessas espécies por avaliações clínicas e hematológicas permite uma avaliação da saúde ambiental. Dessa forma, o objeto do presente trabalho foi realizar avaliações clínicas e hematológicas de anuros de vida livre na ARIE Matinha do Pici na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza-CE, discutindo possíveis fatores causais ambientais para alterações encontradas. Foram coletados ao todo 32 indivíduos da espécie Leptodactylus vastus e Rhinella diptycha de vida livre que foram avaliados clinicamente, microchipados e colhido sangue para avaliação laboratorial. Os animais foram mensurados, pesados, sexados e feita a inspeção de pele, cavidade oral, cloaca e avaliação comportamental. Os microchips foram inoculados nos membros posteriores esquerdo. O sangue colhido foi utilizado para mensuração glicêmica e confecção de lâmina de esfregaço sanguíneo. Os resultados permitiram criar uma base para valores de referência de animais que vivem em situações ambientais iguais aos dos indivíduos do estudo. Os anuros avaliados apresentaram vários achados clínicos, que iam desde lesões de pele à perda de dígitos. Na avaliação hematológica foi observado quadro sugestivo de anemia, processos infecciosos e presença de hemoparasitas. A avaliação clínica e hematológica permite um biomonitoramento de anfíbios sendo necessários mais estudos para a criação de valores de referência para as espécies estudadas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1088
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENAN CARLOS DE SOUZA LIMA_TCC.pdf948,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.