Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1080
Título: Implantação do programa 5S: um estudo de caso em uma indústria de borracha EVA
Autor(es): Cruz, Gleison Ribeiro
Pereira, Maria Eliene
Palavras-chave: Programa 5S
Melhoria
Qualidade
Produtividade
Data do documento: 2-Dez-2021
Citação: PEREIRA, Maria Eliene. Implantação do programa 5S: um estudo de caso em uma indústria de borracha EVA. 2021. 63f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2021.
Resumo: As empresas estão sempre buscando novas ferramentas e metodologia para melhorar sua qualidade com eficiência, preservando a saúde e a segurança dos trabalhadores, não se esquecendo de reduzir custos desnecessários. Nesses termos essa pesquisa surgiu com o objetivo geral de implantar o Programa 5S em uma indústria de borracha Eva, visando a melhoria no ambiente de trabalho e otimização dos processos. A problemática do estudo buscou sondar de que maneira pode ser implantado o Programa 5S em uma Indústria de borracha Eva A justificativa do trabalho está fundamentada em razão da busca por um ambiente mais organizado e limpo, motivando os colaboradores a aumentar sua produtividade com qualidade, diminuindo desperdícios e consequentemente reduzindo custos. Os aspectos metodológicos desse estudo a classificaram em uma pesquisa exploratória e descritiva, sendo utilizado critérios bibliográficos e abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, utilizando o método dedutivo, por meio de análises e observações feitas nos setores da empresa, verificando o cenário atual, analisando as principais áreas que necessitava de melhoria. O resultado do estudo evidenciou que a implementação do Programa 5S foi bem-sucedida, pois foi alcançado os objetivos esperados como ganho de espaços em toda fábrica, obtenção de um ambiente limpo e organizado, padronização dos processos e redução de desperdícios.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1080
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ELIENE PEREIRA_TCC.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.