Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1076
Título: Aplicação das ferramentas do sistema Lean Manufacturing: um estudo de caso na melhoria de indicadores da produção de confecção de moda intima
Autor(es): Oliveira, Tulio Italo da Silva
Santos, Erika Freitas dos
Palavras-chave: Lean manufacturing
Subsistemas
Gestão visual
Indicadores de desempenho
Produtividade
Data do documento: 7-Dez-2021
Citação: SANTOS, Erika Freitas dos. Aplicação das ferramentas do sistema Lean Manufacturing: um estudo de caso na melhoria de indicadores da produção de confecção de moda intima. 2021. 39f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2021.
Resumo: Para manter a competitividade, diante de um cenário desafiador pós pandemia da Covid 19 , as empresas depositam atenção a métodos de redução de desperdícios, guiado pela premissa da “casa” do sistema Toyota de produção, que é representada por subsistemas que buscam dar estabilidade aos processos, como o nivelamento de produção, a melhoria contínua e o trabalho padronizado, como os que são apresentados na Filosofia lean manufacturing, foram aplicadas ferramentas de análise e solução de problemas e propostas de melhorias como, medição do tempo potencial dos operadores, balanceamento de cargas minutos por operadores, necessidade de capacidade operacional, polivalência, acompanhamento de indicadores de produção, através da gestão visual, planejamento antecipado para os setup’s de produção. O objetivo a ser alcançado é crescer no mínimo sete pontos percentuais em produtividade. Por meio desta filosofia, as organizações têm alcançado êxitos financeiros e culturais positivos, os quais contribuem para o ganho de vantagem competitiva, no cenário atual. Dessa forma, este artigo tem como objetivo propor alternativas de melhorias no controle de gestão visual do processo produtivo de uma empresa do setor de confecção de lingerie situada no interior do estado do Ceará, a fim de reduzir desperdícios. Além disso, notou-se o imediato interesse dos gestores em compreender melhor tais técnicas, principalmente com a mudança de comportamentos para dar suporte a implementação do projeto, indicando o envolvimento dos mesmos com a melhoria contínua.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1076
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉRIKA FREITAS DOS SANTOS_TCC.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.