Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1073
Título: MASP na melhoria da qualidade: um estudo de caso na redução de vincos/quebra do tecido plano em uma indústria têxtil do município de Maracanaú/CE
Autor(es): Lima, Karol Wojtila Chaves de
Bandeira, Alexandre
Palavras-chave: Indústria têxtil
Método de Análise de Solução de Problemas - MASP
Qualidade
Data do documento: 7-Dez-2021
Editor: BANDEIRA, Alexandre. MASP na melhoria da qualidade: um estudo de caso na redução de vincos/quebra do tecido plano em uma indústria têxtil do município de Maracanaú/CE. 2021. 55f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2021.
Resumo: A globalização, a expansão industrial e a diversidade das relações no mercado atual tem como consequência a competitividade cujo termômetro é à satisfação do cliente mediante um menor custo de produção e garantia de qualidade. O setor da indústria têxtil vem passando por grandes transformações em termos tecnológicos e metodológicos, visando o alcance de resultados consistentes conforme as exigências de consumo, assim, o uso de ferramentas de qualidade auxiliam na gestão da organização, resolução de problemas e trabalho em equipe configurando como instrumento positivo no processo industrial. O presente trabalho teve como objetivo mostrar a aplicação do Método de Análise de Solução de Problemas – MASP no setor de acabamento de uma indústria têxtil da cidade de Maracanaú/CE visando à melhoria da qualidade na produção do tecido plano, processado em linha integrada, visando à redução de quebras/vincos e consequentemente a redução dos custos e melhor eficiência do processo produtivo. Os dados foram coletados junto ao setor de qualidade da respectiva indústria e seus resultados condensados em gráficos e tabelas. Obteve-se que a implementação das ferramentas do MASP contribuíram para a identificação dos problemas, assim como, para uma melhor articulação e comunicação em equipe com reflexo na redução dos problemas citados e dos custos produtivos no tecido plano. O estudo, portanto, mostra-se relevante como fonte de pesquisa sobre o MASP e sua aplicação no campo da indústria têxtil.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1073
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE BANDEIRA_TCC.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.