Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1071
Título: Business Intelligence aplicado ao controle de custos de manutenção
Autor(es): Nascimento, Kamila Lima do
Barboza, Akila Melo
Palavras-chave: Business Intelligence
Gestão de custos
Manutenção
Controle
Power BI
Data do documento: 1-Dez-2021
Citação: BARBOZA, Akila Melo. Business Intelligence aplicado ao controle de custos de manutenção. 2021. 65f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2021.
Resumo: Este estudo teve como objetivo apresentar a implantação de uma solução de Business Intelligence em uma empresa siderúrgica na área de custos de manutenção. Mais especificamente, mostrar a implementação do software Power BI, ferramenta que auxilia na produção de relatórios detalhados que reúnem dados de diversas fontes e visam auxiliar na tomada de decisões por parte dos gestores. Trata-se, portanto, de um estudo de caso aplicado. Após a implementação do referido software observou-se um considerável aumento no desempenho operacional. A reestruturação interna, de gestão dos centros de custos possibilitou redistribuir as verbas conforme afinidade de cada área. Os dados gerados pelo software passaram a possibilitar que os gestores tivessem uma visão mais completa sobre o uso de recursos e as demandas da sua área, determinando, assim, quais investimentos necessários para melhorar seu desempenho. Além do mais, a ferramenta contribuiu para a harmonização interna, para o funcionamento de todas as áreas em prol do objetivo definido pela alta administração. Finalmente, dadas as evidências obtidas nesta pesquisa, conclui-se que as ferramentas de BI podem auxiliar o setor de custos de manutenção na gestão, controle e acompanhamento dos seus custos e contribuir para o cumprimento do orçamento anual.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1071
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÁKILA MELO BARBOZA_TCC.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.