Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1055
Título: Aplicação da ferramenta Kaizen: um estudo de caso em uma indústria de cosméticos
Autor(es): Almeida, Renan Torquato
Moreira Sobrinho, Alzir Fernando
Palavras-chave: Filosofia Lean
Evento Kaizen
Qualidade
Data do documento: 17-Jun-2022
Citação: MOREIRA SOBRINHO, Alzir Fernando. Aplicação da ferramenta Kaizen: um estudo de caso em uma indústria de cosméticos. 2022. 48f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O atual Trabalho de Conclusão de Curso discorre sobre o emprego da ferramenta Kaizen e sua influência direta na melhoria de processos e no aumento da produtividade em uma indústria de cosméticos. Objetivando demonstrar a aplicação da ferramenta Kaizen em uma indústria de cosméticos, evidenciar ganhos obtidos na produtividade e comparar o cenário anterior ao projeto e o cenário posterior a ele. A metodologia aplicada para a elaboração da pesquisa foi um estudo com a realização do Kaizen no setor de envase de líquidos, demonstrando o processo anterior e como o processo está após aplicação da melhoria, as fases da implantação durante o processo de melhoria e os ganhos na produtividade do processo de envase dos produtos de 2l e 5l, assim como uma readequação da mão-de-obra empregada na linha de produção, resultando em uma necessidade menor de recursos para a produção do produto de 5l e uma adequação na estrutura ergonômica na qual afeta o bem-estar do colaborador no ambiente laboral. São abordados nessa pesquisa, Filosofia Lean, Evento Kaizen e ferramentas da Qualidade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1055
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALZIR FERNANDO MOREIRA SOBRINHO - TCC.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.