Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1054
Título: Eventos Kaizen e sua utilização na implementação de melhoria contínua em empresas no Brasil
Autor(es): Almeida, Renan Torquato
Barbosa, Maria Andrea Santos
Palavras-chave: Kaizen
Melhoria contínua
Benefícios
Data do documento: 15-Jun-2021
Citação: BARBOSA, Maria Andrea Santos. Eventos Kaizen e sua utilização na implementação de melhoria contínua em empresas no Brasil. 2021. 34f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: O Kaizen é uma filosofia de melhoria contínua amplamente difundida pelo mundo e que tem contribuído para auxiliar as empresas a fortalecer a mentalidade de buscar o melhor de maneira constante. Dentre as formas de se utilizar o Kaizen dentro das organizações temos a realização de eventos, chamados de eventos kaizen. O objeto de estudo deste trabalho baseia-se nesses eventos e sua utilização na implementação de melhoria contínua em empresas no Brasil, a fim de compreender quais práticas vêm sendo utilizadas para auxiliar as mesmas na implementação de melhoria contínua, para isso é importante entender os conceitos de Kaizen e eventos kaizen para a construção de uma análise das dificuldade e benefícios decorrentes da aplicação destes. A metodologia faz uso de fontes primárias e secundárias, com pesquisa bibliográfica e levantamento de informações através de questionário, adotando uma abordagem qualitativa para a discussão do tema e seguindo etapas que envolvem, além da pesquisa e coleta de dados por meio de questionário, estratificação dos dados e análise de resultados. Tais resultados demonstram a contribuição positiva do Kaizen para a obtenção de melhorias em diversos tipos de empresas, melhorias estas que incorrem tanto em aspectos tangíveis como o aumento da produtividade e redução de desperdícios, assim como aspectos intangíveis, como o maior engajamento das pessoas e a disseminação dos conhecimentos adquiridos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1054
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ANDREA SANTOS BARBOSA_TCC.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.