Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1040
Título: Correção de catarata em Spitz Alemão: relato de caso
Autor(es): Ciriaco, Ana Caroline Moura Rodrigues
Almeida, Liandra Silva Sa
Palavras-chave: Facoemulsificação
Oftalmologia veterinária
Spitz Alemão
Cão
Data do documento: 13-Jun-2022
Citação: ALMEIDA, Liandra Silva Sá. Correção de catarata em Spitz Alemão: relato de caso. 2022. 23f. Artigo (Graduação em Medicina Veterinária) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A oftalmologia é uma especialidade em ascensão na medicina veterinária, a casuística de animais principalmente cães com problemas oftálmicos vem aumentado ao longo dos anos. Dentre as patologias que acometem o sistema visual dos pequenos animais podemos destacar a catarata, que acomete a cápsula ou fibras do cristalino causando assim uma opacificação das mesmas e é considerada a principal causa de cegueira em cães. O diagnóstico consiste no histórico clínico do animal e exame oftalmológico da lente que pode ser observada através do transiluminador de finoff, oftalmoscópio direto ou indireto ou biomicroscopia (lâmpada de fenda). O tratamento é cirúrgico e a técnica de escolha atualmente é a facoemulsificação. Um canino da raça spitz alemão, 12 anos de idade, fêmea, deu entrada no Hospital Veterinário Quatro Patas com queixa de opacidade bilateral. Após consulta oftálmica o animal foi diagnosticado com catarata e submetido a cirurgia de facoemulsificação com implante de lente no olho esquerdo restaurando relativamente sua visão.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1040
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIANDRA SILVA SÁ ALMEIDA - TCC.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.