Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1036
Título: Cistite enfisematosa em Schnauzer não diabética: relato de caso
Autor(es): Galindo, Victor Reis
Araujo, Marcilia Cavalcante
Palavras-chave: Cistite enfisematosa
Cão
Schnauzer
Data do documento: 9-Jun-2022
Citação: ARAÚJO, Marcília Cavalcante. Cistite enfisematosa em Schnauzer não diabética: relato de caso. 2022. 14f. Artigo (Graduação em Medicina Veterinária) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A cistite enfisematosa é uma doença inflamatória que consiste no acúmulo de gás nos ligamentos, luz e/ou parede da bexiga advindo da fermentação de glicose presente na urina, por ação bacteriana. Sua patogenia não é completamente esclarecida, mas o diabetes mellitus é considerado como o principal fator predisponente. No entanto, outras causas também podem favorecer o surgimento desta infecção, como: defeitos anatômicos, espessamento da parede vesical causada por inflamação crônica, urolitíases, neoplasias e terapias prolongadas com corticoides. Os sinais clínicos são inespecíficos, mas os principais apresentados pelos animais são: disúria, hematúria, polaquiúria, dor abdominal e apatia, ou, mesmo, assintomáticos. Relata-se no presente trabalho os aspectos clínicos, laboratoriais e ultrassonográficos de um caso de cistite enfisematosa em uma cadela não diabética da raça Schnauzer.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1036
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCÍLIA CAVALCANTE ARAÚJO - TCC.pdf341,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.