Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1034
Título: Hipercrescimento dentário e má oclusão em indivíduo da espécie Oryctolagus Cuniculus: relato de caso
Autor(es): Ciriaco, Ana Caroline Moura Rodrigues
Lima, Renan Carlos de Souza
Palavras-chave: Desgaste dentário
Elodontes
Feno
Fibra
Manejo alimentar
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: LIMA, Renan Carlos de Souza. Hipercrescimento dentário e má oclusão em indivíduo da espécie Oryctolagus cuniculus: relato de caso. 2022. 22f. Artigo (Graduação em Medicina Veterinária) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Os coelhos são animais elodontes, ou seja, possuem o crescimento contínuo dos dentes. Vários fatores podem interferir no crescimento adequado dos dentes, como alterações metabólicas, deficiências nutricionais, parasitismos e doenças infecciosas. As afecções dentárias são as mais comuns na clínica de lagormofos e a principal causa é o manejo alimentar inadequado. Animais com ausência de fibras na alimentação e dietas à base de ração industrial, frutas, legumes e folhas pouco abrasivas estão susceptíveis a terem hipercrescimento dentário devido ao pouco atrito dos dentes no ato da mastigação. A correção dos dentes hipercrescidos é através do desgaste dentário manual, com o animal anestesiado, podendo utilizar brocas diamantadas e lixadeiras motor para unhas. Com isso, o presente estudo tem como objetivo relatar um caso de hipercrescimento dentário e má oclusão em um coelho, descrever o procedimento de desgaste dentário feito para a correção e o protocolo anestésico adotado. O animal tinha sinais clínicos sugestivos de hipercrescimento dentário, como apatia, abscessos orais, secreção ocular, disfagia decorrente da dor dentária e outros. Para confirmar hipercrescimento dentário e má oclusão foi realizado a inspeção da cavidade oral e a radiografia de crânio. Assim, conclui-se que o manejo alimentar correto é fundamental para evitar afecções dentárias. E que o tratamento para esta afecção se baseia no desgaste dentário. Vale salientar a importância da inspeção da cavidade oral e da radiografia de crânio para diagnosticar hipercrescimento dentário.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1034
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENAN CARLOS DE SOUZA LIMA - TCC.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.