Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1033
Título: Tumor venéreo transmissível em cão doméstico: estudo de caso
Autor(es): Bezerra, Sabrina Tainah da Cruz Silva
Santos, Rodrigo Braga dos
Palavras-chave: Oncologia veterinária
Neoplasia
Quimioterapia
Data do documento: 13-Jun-2022
Citação: SANTOS, Rodrigo Braga dos. Tumor venéreo transmissível em cão doméstico: estudo de caso. 2022. 15f. Artigo (Graduação em Medicina Veterinária) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O tumor Venéreo transmissível (TVT) canino é uma neoplasia de células redondas que afeta, principalmente, a genitália externa de cães de ambos os sexos. Caracterizada pelo crescimento de tecido friável e hemorrágico, secreção serosanguinolento de odor intenso, sua transmissão ocorre pela fixação de células tumorais nas mucosas durante a cópula ou em outros locais através do contato direto com o tumor. O diagnóstico é baseado na anamnese, sinais clínicos, exame físico e citologia, sendo está o método de escolha. Entre os protocolos de tratamento, o sulfato de vincristina é mais utilizado. Este estudo tem como objetivo relatar o caso de uma cadela com tumor venéreo transmissível, que foi resgatada da rua, sem raça definida, com aproximadamente 3 anos de idade. Tutor relatou haver uma secreção fétida e escurecida, com aumento da vagina. O exame físico revelou a nodulação exofítica de consistência friável, com irrigação acentuada na vagina, que juntamente com o exame citológico da lesão, permitiu o diagnóstico de TVT. Optou-se pelo tratamento quimioterápico com vincristina, que após a terceira dose possibilitou uma regressão quase total do tumor, no entanto, a tutora não retornou para as reavaliações posteriores.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1033
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO BRAGA DOS SANTOS - TCC.pdf393,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.