Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1024
Título: Validação de protocolo clínico para investigação de endometriose na atenção primária a saúde
Autor(es): Henriques, Ana Cileia Pinto Teixeira
Vasconcelos, Jamille Felismino
Palavras-chave: Estudos de validação
Fatores de risco
Saúde sexual
Saúde reprodutiva
Endometriose
Enfermagem
Data do documento: 29-Nov-2019
Citação: VASCONCELOS, Jamille Felismino. Validação de protocolo clínico para investigação de endometriose na atenção primária a saúde. 2019. 229f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2019.
Resumo: Atualmente observa-se mudança significativa das demandas de saúde da mulher, as quais envolvem questões além da gestação e do parto, como os fatores de risco cardiológicos, circulatórios, de saúde mental, neoplasias e violência contra a mulher. Entre estas demandas, surge a endometriose como um dos maiores motivos para o aumento de índices de hospitalizações nos países industrializados, uma patologia ginecológica benigna crônica e sem cura que tem origem multifatorial e etiopatologia ainda incerta. Entre os sintomas mais relatados, incluem-se episódios de dismenorreia, dispareunia, dor pélvica crônica e, em alguns casos, episódios moderados e/ou prolongados de amenorreia e sintomas cíclicos próximos aos ciclos menstruais. No Sistema Único de Saúde (SUS), o atendimento prestado às mulheres portadoras de endometriose ainda é precário e pouco sistematizado, em detrimento da longa espera das mulheres para que sejam diagnosticadas e tratadas. Considerando o exposto, o estudo objetivou a construção e validação de um protocolo clínico de Enfermagem para investigação de risco de desenvolvimento de endometriose na Atenção Básica. Para este fim, realizou-se um estudo metodológico abrangendo as validações de conteúdo e aparência do instrumento de medida, construído por meio de revisão integrativa da literatura, submetido à avaliação de cinco juízes doutores em Enfermagem e com experiência em consulta de Enfermagem com foco em saúde sexual reprodutiva. O instrumento foi julgado e considerado válido para o propósito estabelecido, com significativo índice de concordância entre os juízes quanto à relevância, clareza e pertinência dos itens elencados, apresentando resultados de I-IVC entre 0,86 a 1,0. Conclui-se que o Enfermeiro possui capacidade técnica para contribuir no rastreamento de risco de desenvolvimento de endometriose e/ou potenciais portadoras através de seus processos de trabalho e sistematização do cuidado centrado no indivíduo e suas necessidades. Estima-se que a pesquisa possa trazer benefícios e avanços para a comunidade científica através da proposta de contribuição para a melhoria da assistência prestada às portadoras desta condição, ampliando o acesso aos serviços e ações de saúde, visando assim causar impacto relevante para redução de espera para diagnóstico clínico da patologia bem como a contribuição para implementação de novas políticas públicas voltadas para a população alvo com redução de custos com a saúde. Recomenda-se a aplicação do instrumento em prática clínica para validação quanto ao critério, a fim de desenvolver competência clínica do enfermeiro na investigação, classificação de risco e abordagem terapêutica da endometriose na Atenção Básica e avaliar sua aplicabilidade e eficácia.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1024
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAMILLE FELISMINO VASCONCELOS_TCC.pdf5,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.