Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1016
Título: Gestão de custos e cálculo de markup: estudo de caso em uma indústria do seguimento de vestuário feminino
Autor(es): Leitao, Mario Jose Maia
Bezerra, Emanuel Medeiros
Palavras-chave: Gestão de custos
Markup
Preço de venda
Data do documento: 10-Jun-2021
Citação: BEZERRA, Emanuel Medeiros. Gestão de custos e cálculo de markup: estudo de caso em uma indústria do seguimento de vestuário feminino. 2021. 27f. Artigo (Graduação em Engenharia de Produção) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A gestão de custos e a formação do preço de venda são fatores essenciais para um bom empreendimento. Para uma melhor compreensão desta proposta apresenta-se um estudo de caso de uma indústria do seguimento de roupas femininas no município de Fortaleza, estado do Ceará. O objetivo consiste em demonstrar a importância da gestão de custos e a composição do markup, método utilizado no mercado para indicar a formação do preço de venda, o qual é um dos fatores essenciais para o sucesso financeiro de uma empresa. O estudo se desenvolveu a partir de metodologia de pesquisa descritivo-analítica, de natureza quali-qualitativa, do tipo bibliográfica e exploratória. O estudo chama a atenção dos empreendedores sobre as tendências no atual cenário econômico mediante a situação de pandemia global; evidencia-se a relevância da análise dos custos; a alta oscilação de custos de matérias primas no setor, devida a alta do dólar. Possibilita, assim, a adequação do preço de venda praticado com intuito de garantir a estabilidade da empresa.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1016
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMANUEL MEDEIROS BEZERRA_TCC.pdf492,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.