Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1003
Título: Reajustes orçamentários devido ao impacto da pandemia na construção civil
Autor(es): Leitao, Mario Jose Maia
Gonçalves, Ravde Farias
Palavras-chave: Pandemia Covid-19
Construção civil
Informação – serviço
Planejamento estratégico
Data do documento: 10-Dez-2021
Citação: GONÇALVES, Ravde Farias. Reajustes orçamentários devido ao impacto da pandemia na construção civil. 2021. 30f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, na primeira quinzena de 2020, a Pandemia do Novo CoronaVírus, denominada como Covid19. A construção civil foi um dos setores que enfrentou a paralização de atividades que, no ano de 2020, foram encaradas como não essenciais. Após o término do lockdown deste ano, o setor da construção civil retornou as atividades, encontrando uma grande diferença em preço de produtos. A elevação dos preços e as modificações de prazos de entrega em comum acordo de executante e cliente. Com isto foi gerado uma incerteza de preços de mercado e os valores alternaram. Este trabalho busca entender o impacto da pandemia nos custos da construção civil utilizando um estudo de caso de uma licitação pública com preço antes da pandemia e pós-pandêmico tentando analisar a modificação nos custos com os índices de preços neste mesmo período.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1003
Aparece nas coleções:Engenharia Civil Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAVDE FARIAS GONÇALVES_TCC.pdf695,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.