Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2761
Título: Crioterapia como estratégia de recovery em atletas de alto rendimento: revisão integrativa
Autor(es): Lopes, Rinna Rocha
Nascimento, Anderson Farias do
Nascimento, Luane Braga do
Palavras-chave: Recovery
Crioterapia
Fisioterapia
Data do documento: 11-Jun-2024
Citação: NASCIMENTO, Anderson Farias do; NASCIMENTO, Luane Braga do. Crioterapia como estratégia de recovery em atletas de alto rendimento: revisão integrativa. 2024. 20f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2024.
Resumo: INTRODUÇÃO: Os atletas de alta performance são expostos a uma rotina dura de treinamento e competições que resultam na maioria das vezes em danos musculares que podem prejudicar o desempenho e expor o atleta a lesões musculoesqueléticas. A crioterapia está como uma alternativa para recuperação desses atletas. OBJETIVO: O objetivo desta revisão integrativa foi investigar o efeito da crioterapia como estratégia de recovery muscular em atletas de alta performance. METODOLOGIA: O presente estudo é descritivo do tipo revisão integrativa da literatura, com a utilização da estratégia PICO para formulação da questão de pesquisa e busca, realizada nas bases de dados bibliográficas: MEDLINE/BVS, PubMed e PEDro, seguindo os critérios de inclusão e elegibilidade. A coleta de dados ocorreu no período de abril a maio de 2024. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados encontrados nos estudos incluídos nesta revisão, trouxeram informações relevantes com o objetivo do estudo, apresentando as principais alterações musculares e efeitos fisiológicos. Reforçando assim que a crioterapia é uma estratégia promissora para acelerar a recuperação pós-exercício, melhorando a eficiência do trabalho submáximo e reduzindo o estresse cardiovascular. Entre os métodos mais estudados estão a crioterapia de corpo inteiro (WBC) e os materiais de mudança de fase (PCM). Onde mostra que que a crioterapia favorece na recuperação muscular, sendo eficiente e prática para os atletas, apresentando alterações musculares significativas.CONCLUSÃO: Conclui-se que a crioterapia, seja através do WBC ou dos PCM, mostra-se uma estratégia promissora para acelerar a recuperação pós-exercício. No entanto, é crucial considerar os possíveis efeitos adversos, como a potencial interferência na regeneração muscular a longo prazo de vida desses profissionais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2761
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anderson Farias do Nascimento Luane Braga do Nascimento-tcc.pdf858,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.