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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Renan Toquartopt_BR
dc.contributor.authorBastos, Carlos Israel Pinheiro Sales-
dc.contributor.authorPaiva, Benedita Beatriz Teixeira-
dc.contributor.authorSilva, Ana Carolina Simplício da-
dc.date.accessioned2025-04-03T22:13:27Z-
dc.date.available2025-04-03T22:13:27Z-
dc.date.issued2024-06-10-
dc.identifier.citationBASTOS, Carlos Israel Pinheiro Sales; PAIVA, Benedita Beatriz Teixeira; SILVA, Ana Carolina Simplício da. Práticas sustentáveis nas empresas de agronegócio do nordeste e seus impactos no mercado. 2024. 62f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2730-
dc.description.abstractEste trabalho aborda a crescente importância das práticas sustentáveis no agronegócio, considerando seu papel crítico no fornecimento global de alimentos e matérias-primas. Com o aumento da conscientização ambiental, muitas empresas buscam implementar medidas sustentáveis para enfrentar desafios como a degradação ambiental e as mudanças climáticas. Destacamos a relação entre práticas sustentáveis e estratégias de negócios, evidenciando que a incorporação eficaz da sustentabilidade pode não apenas promover a conservação do meio ambiente, mas também proporcionar vantagens competitivas substanciais. Ao explorar as práticas sustentáveis, abordamos a economia circular, destacando como as empresas do agronegócio estão se adaptando a esse modelo para otimizar recursos e reduzir desperdícios. Além disso, discutimos estratégias específicas do agronegócio, ressaltando a importância da competitividade no contexto global. A inovação no agronegócio também é abordada, destacando o impacto positivo da tecnologia e de práticas inovadoras na eficiência produtiva e na redução do impacto ambiental. A pesquisa visa identificar práticas sustentáveis adotadas pelas empresas de agronegócio, relacionando-as com os impactos ambientais e vantagens competitivas. Utilizamos metodologia qualitativa e quantitativa para contribuir no entendimento dessas práticas e seu papel no desenvolvimento sustentável. A abordagem metodológica incluiu entrevistas com colaboradores da área de agronegócio, juntamente com os consumidores, identificando possíveis oportunidades de disseminar a cultura sustentável tanto perante as empresas quanto perante os consumidores. Além disso, examinamos o papel das políticas governamentais e regulamentações no estímulo ou obstáculo à adoção de práticas sustentáveis. A compreensão das interações entre o setor privado e o público é crucial para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável do agronegócio. No contexto da pesquisa realizada, foi possível constatar que 100% das empresas aplicam pelo menos um tipo de prática sustentável em seus processos. No entanto, no cenário ambiental em que vivemos e com o mercado fortemente aquecido pelas tendências sustentáveis, existe a possibilidade de as empresas aumentarem essas práticas e desenvolverem processos que causem menores impactos ambientais.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPráticas Sustentáveispt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectImpacto Ambientalpt_BR
dc.titlePráticas sustentáveis nas empresas de agronegócio do nordeste e seus impactos no mercado.pt_BR
dc.typeThesispt_BR
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