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dc.contributor.advisorCampos, Natalia Cavalcante Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorMatos, Anália Ferreira-
dc.contributor.authorPaulino, Ana Sara Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-02-24T18:00:29Z-
dc.date.available2025-02-24T18:00:29Z-
dc.date.issued2024-06-13-
dc.identifier.citationMATOS, Anália Ferreira; PAULINO, Ana Sara Rodrigues. Avaliação qualitativa dos cardápios ofertados em escolas públicas de ensino fundamental no estado do Ceará. 2024. 25f. Artigo. ( Graduação em Nutrição ) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza – 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2714-
dc.descriptionTrabalho bloqueado. Contem elementos que não fazem parte de sua estrutura.pt_BR
dc.description.abstractA avaliação dos cardápios escolares é essencial para garantir uma alimentação balanceada que atenda às necessidades nutricionais dos alunos, promovendo saúde e prevenindo doenças, além disso, uma dieta adequada está diretamente ligada ao melhor desempenho acadêmico e cognitivo. O presente estudo tem o objetivo de analisar a qualidade dos cardápios oferecidos aos alunos do ensino fundamental das escolas públicas do Estado do Ceará, com base nos parâmetros estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e pelo Instituto de Qualidade e Conformidade em Alimentação Saudável (IQ COSAN). A pesquisa foi conduzida por meio de análise documental de cinco cardápios referentes a um período de 30 dias. A pontuação total da avaliação mensal dos cardápios foi 33.80, classificada como inadequada de acordo com os parâmetros da ferramenta utilizada. Embora os cardápios apresentem uma diversidade adequada de alimentos regionais e da sociobiodiversidade, a frequência diária dos grupos alimentares essenciais não foi consistentemente atendida, especialmente em relação à inclusão de feijões. Além disso, a presença de alimentos restritos e doces foi observada com alta frequência, o que pode comprometer a qualidade nutricional das refeições. Recomenda-se uma revisão dos cardápios para assegurar a inclusão diária de todos os grupos alimentares essenciais e reduzir a frequência de alimentos ultraprocessados e doces, mantendo a presença de alimentos regionais. Essas medidas visam promover uma alimentação mais saudável e adequada para os alunos das escolas públicas do Estado do Ceará.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectavaliação qualitativapt_BR
dc.subjectalimentação saudávelpt_BR
dc.subjectrefeiçõespt_BR
dc.subjectadolescentespt_BR
dc.titleAvaliação qualitativa dos cardápios ofertados em escolas públicas de ensino fundamental no estado do Cearápt_BR
dc.typeThesispt_BR
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