Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2686
Título: Cada favelado é um universo em crise: o hip hop e a psicologia na construção de um bem-estar coletivo
Autor(es): Cavalcante, Amanda Lívia de Lima
Matos, Raquel da Costa
Rocha, André Araújo
Palavras-chave: Favelas
Bem-Estar
Hip-Hop
Psicologia Social
Data do documento: 14-Jun-2024
Citação: MATOS, Raquel da Costa; ROCHA, André Araújo. Cada favelado é um universo em crise: o hip hop e a psicologia na construção de um bem-estar coletivo. 2024. 39f. Artigo. ( Graduação em Psicologia ) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2024.
Resumo: Esta pesquisa explora a práxis do psicólogo no contexto das favelas por meio de uma abordagem qualitativa, baseada na análise de documental, com foco nas letras de canções do rap nacional. Serão abordadas questões referentes à mobilização e reflexão crítica sobre a postura do psicólogo diante das questões sociais, afastando-se, portanto, da neutralidade. O objetivo geral é analisar como a psicologia pode, através de sua práxis, contribuir para o bem- estar coletivo nas favelas. Os trechos analisados foram divididos em cinco categorias condizentes a dois tópicos, sendo as categorias “Necropolítica”, “Conflitos Internos” e “Dificuldades e limitações como Problemáticas psicossociais atrelado ao quefazer do psicólogo”, além das categorias sobre “A importância do vínculo” e “O futuro como Construção de caminhos possíveis para o bem-estar coletivo”. Através disso, observa-se que é necessário uma visão crítica sobre a atuação do psicólogo diante das problemáticas encontradas e já conhecidas, mas não focando apenas nelas, pontuando também as potencialidades que existem na favela. É fundamental que os profissionais de psicologia compreendam as complexidades das questões psicossociais enfrentadas por esses grupos, levando em consideração os desafios específicos de marginalização, estigma e desigualdade, trabalhando com processos de conscientização com os devidos atores em seus contextos junto a formas de reconhecer e desenvolver ainda mais a potência desses grupos. Portanto, contribuir para uma mudança real e significativa não se trata somente de oferecer serviços pontuais de intervenção, mas também trabalhar ativamente para empoderar as comunidades, fortalecendo sua capacidade de resistir e transformar suas próprias realidades.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2686
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉ ARAÚJO ROCHA RAQUEL DA COSTA MATOS-tcc.pdf687,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.