Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2591
Título: Análise do custo-benefício da prestação de serviços operacionais em condomínios – comparação entre mão de obra terceirizada, própria e remota em condomínios de fortaleza do bairro Meireles
Autor(es): Oliveira, Talyta Eduardo
Freitas, Carlos Henrique Cardoso
Palavras-chave: Administração condominial
Planejamento Financeiro
Portaria Remota
Data do documento: 6-Dez-2021
Citação: FREITAS, Carlos Henrique Cardoso. Análise do custo-benefício da prestação de serviços operacionais em condomínios – comparação entre mão de obra terceirizada, própria e remota em condomínios de fortaleza do bairro Meireles. 2021. 21f. Artigo. ( Graduação em Ciências Contábeis ) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente estudo trata de um aspecto básico da administração condominial, o planejamento financeiro, focando na redução da cota condominial a partir da identificação da principal despesa, a mão de obra. Elaborou-se um questionário padrão em que 10 síndicos de condomínios do bairro Meireles da cidade de Fortaleza(CE) colaboraram com informações a respeito de modalidade de mão de obra adotada, tipos serviços de portaria, custo mensal equivalente, presença de planejamento financeiro entre outras informações relacionadas. Como resultados, observou-se que os condomínios que possuem mão de obra própria têm custeio médio baixo e isso pode apontar irregularidades nos pagamentos dos funcionários ou apenas houve omissão de tributos no ato de fornecer as informações. Em relação aos que possuem mão de obra terceirizada, observou-se que o custo médio com folha é bem elevado e que são condomínios que possuem uma quantidade maior de condôminos. Identificou-se ainda que a quantidade de condomínios que possuem portaria virtual é bem menor que a de mão de obra terceirizada, porém semelhante aos que possuem mão de obra própria. Conclui-se que, apesar da economia financeira gerada por um serviço de portaria remota, ficou nítido o descontentamento devido à falta de um funcionário presente como porteiro e que para a decisão de substituição de serviços de portaria não depende apenas de redução de custos, mas de diversos aspectos agregados, como sensação de segurança, atenção a quem irá entrar no condomínio e muitas vezes suporte a determinados visitantes, serviços que a portaria remota não pode oferecer.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2591
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS HENRIQUE CARDOSO FREITAS_TCC.pdf397,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.