Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2578
Título: Evidências científicas sobre episiotomia e suas implicações no pós-parto: uma revisão integrativa de literatura
Autor(es): Gomes, Linicarla Fabiole de Souza
Andrade, Eduarda Fonseca Vasconcelos
Lima, Andreza Hellen Mendonça
Palavras-chave: Episiotomia
Parto Normal
Enfermagem Obstétrica
Data do documento: 7-Dez-2021
Citação: ANDRADE, Eduarda Fonseca Vasconcelos; LIMA, Andreza Hellen Mendonça. Evidências científicas sobre episiotomia e suas implicações no pós-parto: uma revisão integrativa de literatura. 2021. 32f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Objetivo: Analisar a produção científica nacional acerca da episiotomia, os riscos e as repercussões desse procedimento no pós-parto, com o intuito de identificar as possíveis complicações que ocorrem por decorrência do procedimento e o direito de escolha nas condutas obstétricas. Método: trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com vistas a responder à questão norteadora “O que a literatura científica tem discutido referente à prática da episiotomia e os riscos desse procedimento em mulheres no pós-parto?”. Para isso, realizou-se uma busca por evidências, entre 2006 e 2020, nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), considerando os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Foram selecionados 13 artigos posteriormente submetidos à leitura, análise e organizados através de um instrumento adaptado e validado pela instituição de ensino onde as autoras estão cursando a graduação em Enfermagem. Resultado: diante dos dados apresentados, pode-se considerar que a episiotomia fere a integridade física e sexual da mulher, configurando-se como um desrespeito aos seus direitos humanos e sexuais. Conclusão: A literatura evidenciou que os principais fatores que levam os profissionais da saúde a realizarem a episiotomia são: primipariedade, faixa etária materna, prematuridade e rigidez perineal. As complicações podem ocorrer a curto e longo prazo, sendo as principais delas: hemorragia, dor perineal, dispareunia e disfunção sexual. Além disso, sua prática é um fator de risco para o assoalho pélvico inferior e para a força muscular. Recomendam-se novos estudos que abordem as vivências das mulheres durante e após a realização da episiotomia e as implicações biopsicossociais que este procedimento pode ocasionar.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2578
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREZA HELLEN MENDONÇA LIMA e EDUARDA FONSECA VASCONCELOS ANDRADE_TCC.pdf854,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.