Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2576
Título: A inefetividade do direito à educação no Brasil: uma análise acerca dos prejuízos ao estado e à sociedade
Autor(es): Leite, Vanessa Gomes
Ferreira, Marília Pinheiro
Palavras-chave: direito à educação
inefetividade
consequência estatais
danos sociais
Data do documento: 16-Dez-2021
Citação: FERREIRA, Marília Pinheiro. A inefetividade do direito à educação no Brasil: uma análise acerca dos prejuízos ao estado e à sociedade. 2021. 40f. Artigo. ( Graduação em Direito ) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021.
Resumo: O ordenamento jurídico brasileiro ampara de modo extenso o direito à educação, tanto em normas de hierarquia constitucional, como infraconstitucional. Tal prerrogativa também se faz presente na Declaração Universal dos Direitos do Homem e em vários tratados internacionais, haja vista a sua grande relevância para a construção do intelecto humano. Ademais, partindo-se do parâmetro de que a inefetividade é a ausência do alcance da finalidade social da norma, o intuito finalístico da prerrogativa educacional não é cumprido no País, pois o ensino ofertado não tem contribuído, de maneira suficiente, para a construção intelectual de seu povo, bem como não tem colaborado para a minoração da desigualdade social, nem para o avanço do econômico e social do Estado. Nesse contexto, busca-se investigar a inefetividade do direito à educação no Brasil, analisando os prejuízos ao Estado e à sociedade. Para tanto, utilizou-se o método dedutivo, com a abordagem do estudo qualitativa, mediado pelas pesquisas doutrinária (bibliográfica) e legal (documental). A inefetividade do direito à educação ocasiona danos na construção do senso crítico dos indivíduos, desencadeando assim prejuízos na liberdade e no exercício da cidadania, já no parâmetro estatal tal condição influencia no aumento da violência urbana, majoração da população carcerária, problemas relacionados à segurança pública, além do fato do mercado nacional lidar com a ausência de profissionais qualificados e a estagnação econômica. Por fim, constatou-se que a inefetividade do direito à educação acarreta severas consequências negativas para o desenvolvimento da nação, tanto sob uma óptica social, como estatal, não sendo viável melhoras nos quadros apresentados sem o devido zelo a prerrogativa educacional.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2576
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARÍLIA PINHEIRO FERREIRA_TCC.pdf793,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.