Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2553
Título: A aplicação do princípio da insignificância pelo delegado de polícia
Autor(es): Teofilo, Carlos Teixeira
Feitosa, Jéssica Mayara Paulino
Palavras-chave: Aplicação do Princípio da Insignificância
Delegado de Polícia
Princípio da bagatela
Data do documento: 15-Dez-2021
Citação: FEITOSA, Jéssica Mayara Paulino . A aplicação do princípio da insignificância pelo delegado de polícia. 2021. 25f. Artigo. ( Graduação em Direito ) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021.
Resumo: O princípio da insignificância é utilizado em situações onde não se faz necessário prosseguir com o processo devido ao ato praticado ser de reduzida lesão. Em regra, esta aplicação é efetuada pelo juiz, no entanto, ocasionalmente pode ser efetuada pelo Delegado de Polícia. Sendo assim, este artigo propõe uma análise sobre o que é o princípio da insignificância, delimitando a atuação do Delegado de Polícia, e pontuando quais os benefícios e circunstâncias em que o princípio da insignificância pode ser aplicado pelo Delegado de Polícia. Utilizando o método de pesquisa dedutivo, através de referenciais bibliográficos, por meio de uma pesquisa puramente explicativa. Mentalizando a sobrecarga processual do Poder Judiciário, os casos em que caberiam o princípio da insignificância poderiam ser solucionados de forma mais célere, através do próprio Delegado de Polícia, que é o primeiro contato com a infração penal. Assim, é válido ressaltar que, ao seguir os critérios estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal para a aplicação do princípio da bagatela, o Delegado poderia solucionar lides que não necessitam de um trâmite processual.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2553
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSICA MAYARA PAULINO FEITOSA_ TCC.pdf206,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.