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dc.contributor.advisorSilveira, Paula Ventura dapt_BR
dc.contributor.authorMoura, Luciana Inácio Cavalcante de-
dc.date.accessioned2024-10-08T18:54:25Z-
dc.date.available2024-10-08T18:54:25Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.citationMOURA, Luciana Inácio Cavalcante de. O atendimento do paciente periodontal pós pandemia: evidências da literatura. 2021. 42f. Monografia. ( Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2504-
dc.description.abstractNo atendimento odontológico, em um paciente com doença periodontal, durante e após a pandemia, é necessário reforçar um englobamento da ergonomia com a biossegurança. Pois promovem redução da contaminação e infecção cruzada, dos esforços, exaustão e estresse (a curto, médio e longo prazo), prevenindo comprometimentos mais sérios de saúde e aumentando a qualidade de vida. São preconizadas diversas posições e posturas para o cirurgião-dentista com a intenção de promover mais conforto e até mesmo mais acessibilidade ao paciente, minimizando assim futuros problemas de saúde. Na prática odontológica a uma grande variedade de procedimentos que geralmente implica em contato com secreções da cavidade bucal, como saliva, sangue, secreções purulentas, respiratórias e aerossóis, possibilitando a transmissão de infecções de pessoa para pessoa, e no tratamento periodontal isso não ocorre de forma diferente. A limpeza dos instrumentos, desinfecção de bancadas, higiene pessoal correta, utilização de barreiras de proteção (EPI’s), imunização, esterilização de instrumentais, entre outros processos durante o atendimento odontológico são capazes de prevenir, minimizar ou até mesmo eliminar riscos ou transmissão de doenças infectocontagiosas (hepatite B e C, AIDS, tuberculose, rubéola, COVID-19, entre outros),que podem prejudicar a saúde dos profissionais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. O estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca do atendimento do paciente periodontal durante a pandemia da COVID-19. Para compor a metodologia foram utilizados revistas e artigos científicos em língua portuguesa e inglesa, dos últimos 19 anos. Com os preceitos de um estudo exploratório, por meio de uma revisão integrativa de literatura, a qual utiliza critérios explícitos e sistemáticos que abordassem em número a periodontia, biossegurança, ergonomia, pandemia da COVID-19. Foram excluídos do trabalho revistas e artigos que não colaboravam com a temática. O estudo fez uso de 17 trabalhos, no qual os autores argumentam a eficácia, vantagens e desvantagens das técnicas e instrumentais para prevenção de doenças. Como resultado observa-se que um paciente com doença periodontal apresenta falta de higiene bucal e alimentação inadequada que ajudam na etiologia da doença. Conseqüentemente, ações de prevenção e promoção devem ser tomadas pelo cirurgião-dentista e paciente, no combate dessa doença. Diante disso, destaca-se a importância da aplicação de medidas de biossegurança e ergonomia na prática diária do atendimento deste paciente.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBiossegurançapt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectPeriodontiapt_BR
dc.subjectpandemia da COVID – 19pt_BR
dc.titleO atendimento do paciente periodontal pós pandemia: evidências da literaturapt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Monografias

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