Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2502
Título: Clareamento em dentes vitalizados associado à sensibilidade: revisão de literatura
Autor(es): Padovani, Gislaine Cristina
Magalhães, Larissa Santos
Palavras-chave: Odontologia estética
Clareamento dental
Sensibilidade dental
Data do documento: 7-Dez-2021
Citação: MAGALHÃES, Larissa Santos. Clareamento em dentes vitalizados associado à sensibilidade: revisão de literatura. 2021. 38f. Monografia. ( Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021.
Resumo: O clareamento dentário trata-se de um procedimento estético minimamente invasivo com utilização de técnicas conservadoras e seguras, porém, a literatura relata sensibilidade dental em alguma ocasião do procedimento. São utilizados agentes clareadores à base de Peróxido de Hidrogênio e/ou Peróxido de Carbamida, em concentrações de 25% a 50% e 10% a 22%, respectivamente. O trabalho apresenta como objetivo realizar uma revisão de literatura referente ao clareamento dental caseiro e de consultório associado a sensibilidade, o uso de fontes luminosas e interação com os substratos dentários e eficácia do uso de condutas terapêuticas frente à sensibilidade dental. A pesquisa foi realizada por meio das bases de dados Google Acadêmico, PubMed e EBSCO Host, utilizando as palavras-chave em português e inglês: Clareamento dental, Sensibilidade da dentina, Peróxido de hidrogênio, Peróxido de carbamida e Laser, publicados nos últimos 11 anos, entre 2009-2020. A seleção dos estudos ocorreu por meio de títulos, resumos e textos completos em português e inglês, abordando o clareamento dental associado à sensibilidade, técnicas de clareamento e terapêutica utilizada, excluindo os estudos que não estavam associados ao assunto da pesquisa, resultando em 72 artigos selecionados. Estudos relataram que a sensibilidade ocasionada pelo clareamento dental em dentes vitais é influenciada pela concentração e tempo de contato dos agentes clareadores com os substratos dentários e pelo uso de fontes de luz que contribuem para gerar efeitos adversos à polpa. As condutas terapêuticas mostraram eficácia relativa frente ao alívio da sensibilidade dental, contudo, a laserterapia é considerada uma opção viável. É necessário realizar de forma criteriosa a seleção do protocolo clareador adequado a cada paciente, assim como entender o mecanismo da sensibilidade e respectivo tratamento.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2502
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA SANTOS MAGALHÃES_TCC.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.