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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Naiana Gonçalves de Bittencourtpt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Edwirges Danielle Sousa-
dc.contributor.authorMoura, Layana Caroline Ferreira-
dc.date.accessioned2024-10-07T22:07:52Z-
dc.date.available2024-10-07T22:07:52Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.citationFREITAS, Edwirges Danielle Sousa; MOURA, Layana Caroline Ferreira. Gestão do fluxo de caixa: estudo no setor de comércio eletrônico em Fortaleza – CE. 2022. 22f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2492-
dc.description.abstractO atendente de telemarketing está sujeito a diversos riscos ergonômicos, principalmente relacionado aos distúrbios osteomusculares. Quando instalados, repercutem diretamente sobre a qualidade de vida, funcionalidade e independência do indivíduo, o que mostra a acentuada vulnerabilidade deste grupo de trabalho. Estudos apontam que as principais causas de afastamento destes trabalhadores envolvem crises nervosas, alterações no humor, isolamento, insônia, angústia, sintomas de LER/DORT e diminuição na qualidade de vida. O sofrimento psicológico aliado aos distúrbios, dor ou incapacidade gerada pela DORT podem repercutir em piora do estado de saúde do trabalhador. O objetivo desta revisão foi analisar o impacto de distúrbios físicos e emocionais vivenciados por operadores de telemarketing durante a jornada de trabalho, bem como, o papel da Fisioterapia na promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação. Foi realizada uma revisão integrativa, durante os meses de Julho a Setembro de 2022, utilizando os descritores e suas combinações: Call Centers; Telemarketing; Fisioterapia; Tratamento conservador; Dor; Angústia psicológica e Lesão por Esforço Repetitivo. As bases de dados eletrônicas usadas para buscas foram a Pubmed, Scielo e Pedro. Os critérios de elegibilidade tratou-se de artigos publicados nos últimos 10 anos, em português, inglês ou espanhol, que estivessem disponibilizados na íntegra de forma gratuita. Foram incluídos para esta revisão 5 artigos, que tratavam dos aspectos emocionais e lesõespor esforço repetitivo em atendentes de telemarketing. O Fisioterapeuta atua principalmente no âmbito primário, realizando avaliação do ambiente laboral de forma a identificar precocemente variáveis que possam predispor a estes distúrbios. Apesar da saúde do trabalhador do operador de telemarketing causar impacto nos gastos relacionados aos sistemas de saúde e absenteísmo profissional de pessoas jovens em idade produtiva, as evidências relacionadas ao tratamento e prevenção destes agravos ainda são poucas. Faz-se necessário mais estudos acerca da temática, para que possamos promover qualidade de vida e diminuir as chances de lesões ou afastamentos destes trabalhadores.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCall centerspt_BR
dc.subjectTelemarketingpt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectTratamento conservadorpt_BR
dc.subjectDorpt_BR
dc.subjectAngústia psicológicapt_BR
dc.subjectLesão por esforço repetitivopt_BR
dc.titleImpactos físicos e emocionais enfrentados por trabalhadores de telemarketing: revisão integrativapt_BR
dc.typeThesispt_BR
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