Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2461
Título: Associação da ozonioterapia à endodontia, visando o reparo tecidual de lesões periapicais – uma revisão de literatura.
Autor(es): Vivacqua, Flavia Darius
Morais, Beatriz Silveira de
Silva, Elane Lima da
Palavras-chave: Ozônio
Odontologia
Endodontia
Terapia complementar
Data do documento: 8-Dez-2021
Citação: MORAIS, Beatriz Silveira de; SILVA, Elane Lima da. Associação da ozonioterapia à endodontia, visando o reparo tecidual de lesões periapicais – uma revisão de literatura. 2021. 21f. Artigo. ( Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021.
Resumo: Introdução: O sucesso do tratamento endodôntico está relacionado à limpeza e eliminação de microrganismos e seus subprodutos presentes nos canais radiculares visando o reparo tecidual periapical. Objetivo: Verificar a eficácia do ozônio (O3) como coadjuvante no protocolo terapêutico da Endodontia, visando auxiliar na reparação tecidual de lesões periapicais. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, em que foram pesquisados artigos científicos, dos últimos 10 anos, utilizando-se as bases de dados das plataformas PubMed, Scielo, BVS e EBSCOhost, e aplicando-se as palavras-chaves: “Ozone”, "Dentistry", “Endodontics” e “Complementary therapy”. Resultados e Discussão: A aplicabilidade do O3 é dependente direta da realização do tratamento endodôntico bem executado, para determinar a melhor forma de apresentação do mesmo, aumentando sua eficácia. Contudo, durante o preparo dos condutos, o ozônio pode ser empregado na forma de gás, sendo utilizado dentro dos mesmos, com finalidade antimicrobiana, destacando-se a propriedade oxidativa que permite melhor distribuição do fluxo sanguíneo para os tecidos envolvidos, possibilitando a aceleração da cicatrização nos tecidos periapicais e periodontais visando estimular o reparo tecidual. A água ozonizada, pode ser utilizada dentro do canal radicular, auxiliando na desinfecção dos condutos; e o óleo ozonizado como curativo intracanal, sendo que ambos podem ser utilizados isoladamente ou em conjunto. Conclusão: A ozonioterapia é um agregador na terapia endodôntica, visto que possui três formas de utilização e diversas propriedades importantes a serem somadas ao tratamento, destacando-se a sua forma gasosa por auxiliar na aceleração da cicatrização do reparo tecidual e ósseo de lesões periapicais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2461
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRIZ SILVEIRA DE MORAIS e ELANE LIMA DA SILVA_TCC.pdf987,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.