Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2446
Título: Cartilha educativa para cuidadores e crianças em idade escolar com estomias intestinais
Autor(es): Menezes, Luciana Catunda Gomes de
Coelho, Mariana de Oliveira
Fernandes, Vitória Moura
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Estomias intestinais
Crianças
Tecnologia educacional
Data do documento: 7-Dez-2022
Citação: COELHO, Mariana de Oliveira; FERNANDES, Vitória Moura. Cartilha educativa para cuidadores e crianças em idade escolar com estomias intestinais. 2022. 62f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O processo de confecção de uma estomia na criança gera impacto em seu cotidiano e nos seus familiares, pois afeta sua integridade corporal, assim como seu convívio social e na sua qualidade de vida. Nesse sentido, as tecnologias educativas impressas assumem um papel importante no processo de educar em saúde, pois facilitam a mediação de conteúdos de aprendizagem, funcionam como recurso prontamente disponível para que a criança e seu familiar possam consultá-los. Sendo assim, essa pesquisa buscou elaborar cartilha educativa para cuidadores e crianças em idade escolar com estomias intestinais. Trata-se de um estudo metodológico com abordagem qualitativa, realizado em Fortaleza-Ceará-Brasil no período de março a novembro de 2022. Por se tratar da fase de construção da tecnologia, sem a validação, a pesquisa não foi enviada ao Comitê de Ética em Pesquisa. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: 1) Estado da arte e 2) Construção da cartilha. Na primeira etapa, utilizou-se referenciais teóricos atualizados por meio de 11 publicações disponíveis nas bases de dados Literatura Latino – Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Além de três cartilhas e um consenso desenvolvido por enfermeiros, totalizando uma amostra final de 15 publicações. Nesse momento, os principais achados/cuidados identificados foram: complicações como inflamação, infecção, necrose, dentre outros e cuidados como: manejo do equipamento coletor, gerenciamento do mal cheiro das fezes, monitoramento da saúde, da alimentação, das vestimentas, do banho, das saídas de casa e viagens. Após o Estado da Arte, iniciou-se a segunda etapa, que refere-se a construção da cartilha no Canva®, a qual foi intitulada “Cuidando bem de crianças com estomia intestinais”, destinada para cuidadores e crianças em idade escolar com estomias intestinais, que possui 48 páginas e foi dividida em elementos pré-textuais (capa com espaço para a inserção dos nomes dos cuidadores e da criança, contracapa com nome das alunas, orientadora e ilustradora, apresentação da tecnologia e sumário), textuais (que abordou vários aspectos, a destacar: definição do estoma, principais tipos de estomas intestinais, e principalmente, os cuidados com a instalação, troca e esvaziamento do dispositivo coletor, dentre outros) e pós-textuais (referências e vários espaços para a diversão das crianças). Acredita-se que o uso deste material possa contribuir no processo de educação em saúde, assim, facilitando o entendimento de forma simplificada dos cuidadores e das crianças estomizadas sobre os cuidados necessários para manter um estoma saudável, proporcionando o empoderamento dessas pessoas no processo de cuidar. Assim, contribuindo para a redução dos números de complicações, como as dermatites, e melhorando a qualidade de vida das pessoas envolvidas no cuidar.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2446
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA DE OLIVEIRA COELHO VITÓRIA MOURA FERNANDES_TCC.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.