Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2436
Título: O uso do pilates no ganho de flexibilidade, resistência e tônus musculares em idosos.
Autor(es): Policarpo, Bruno Feitosa
Cordeiro, Simoni Gomes
Palavras-chave: Pilates
Resistência
Flexibilidade
Tônus muscular
Idosos.
Data do documento: 29-Nov-2021
Citação: CORDEIRO, Simoni Gomes. O uso do pilates no ganho de flexibilidade, resistência e tônus musculares em idosos. 2021. 24f. Artigo. ( Graduação em Bacaharelado em Educação Física) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021.
Resumo: A atividade física é qualquer movimento do corpo com um consumo mínimo de energia que esteja acima dos níveis de repouso. Já a aptidão física representa a habilidade corporal de adequar-se às necessidades do esforço físico que a atividade precisa em níveis leves ou pesados, complementadas com o fato de que o exercício tem por objetivo elevar um ou mais componentes da aptidão física: condição aeróbica, força e flexibilidade. Insere-se, nesse contexto, o método pilates, que é um exercício físico que auxilia consideravelmente nas atividades do cotidiano. Objetiva-se demonstrar os inúmeros benefícios que o método pilates pode trazer para a população idosa, com ênfase na tentativa de verificar o aumento da flexibilidade, o ganho de resistência, bem como ressurgimento do tônus muscular, após a prática regular de exercícios utilizando o método pilates. A presente pesquisa consiste em uma revisão integrativa da literatura, com o intuito de demonstrar benefícios do referido método, principalmente para a população idosa da sociedade. Para a coleta de dados utilizados as estratégias de busca, na internet, nas plataformas Google Acadêmico, sendo o período dos documentos pesquisados configurados a apresentarem resultados compreendidos entre os anos de 2000 a 2020, nos idiomas inglês e português, excluindo patentes e citações. Os principais resultados apontam que houve uma melhora significativa no que se refere aos equilíbrios estáticos e dinâmicos, reduzindo o risco de queda e melhorando a postura, a confiança do equilíbrio e realização de tarefas duplas e únicas. Conclui-se que os resultados desses estudos mostraram que o método pilates favoreceu, significativamente, os praticantes idosos quanto a qualidade de vida e qualidade do sono, bem como no ganho de flexibilidade, resistência e tônus muscular.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2436
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONI GOMES CORDEIRO_TCC.pdf863,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.