Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2425
Título: Transporte aeromédico sob a perspectiva do enfermeiro: um relato de experiência
Autor(es): Benevides, Jessica Lima
Lins, Suyellen Goiana
Quintino, Ana Bárbara de Castro
Palavras-chave: Enfermeiro
Resgate aéreo
Data do documento: 13-Jun-2022
Citação: LINS, Suyellen Goiana; QUINTINO; Ana Bárbara de Castro. Transporte aeromédico sob a perspectiva do enfermeiro: um relato de experiência. 2022. 20f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: INTRODUÇÃO: O serviço de transporte aeromédico surgiu devido à crescente demanda de atendimentos pré-hospitalares que necessitam de agilidade no transporte e no atendimento, por vezes dificultados pelo acesso ao local da ocorrência. No estado do Ceará, o transporte aeromédico começou em meados de 2014, sendo composto por equipes formadas por médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará). O foco deste estudo é relatar a atuação e atribuições de enfermeiros em aeronaves de asas rotativas (helicópteros) da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Estado do Ceará (CIOPAER-CE. O conhecimento levantado neste estudo visa descrever o ambiente e as atividades de enfermeiros de vôo do Estado do Ceará, utilizando bibliografia disponível. OBJETIVO: Refletir como ocorre o transporte aeromédico durante o atendimento em remoções por aeronaves de asas rotativas no estado do Ceará. METODOLOGIA: Este estudo caracterizou-se como relato de experiencia que descreve, possui uma abordagem qualitativa que abordou a problemática a partir de métodos descritivos e observacionais. O estudo foi realizado através de um levantamento bibliográfico realizado no período de setembro de 2021 a maio de 2022, por meio de plataformas de busca e leituras complementares. Ao material foi adicionado um relato de experiencia de uma visita realizada a sede da CIOPAER-CE. Após o levantamento bibliográfico foi realizada a leitura e análise descritiva do material que contribuíram para reflexão sobre a temática abordada. Os resultados foram apresentados por meio da elaboração de categorias temáticas que emergiram após a leitura aprofundada e abrangente da literatura científica sobre a temática. RESULTADOS: A história do enfermeiro de voo teve seu início no final do século XIV e o aumento do uso das tecnologias de voo vem destacando sua relevância no resgate e transporte de pacientes, apontando para a consequente necessidade de uma formação multidisciplinar especializada que abrange conhecimento das alterações fisiológicas dadas pelas condições clínicas, de voo e do paciente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A relevância do enfermeiro de voo se dá pela capacidade de prestar serviços a pacientes que de outra forma estariam desatendidos por impossibilidades causadas pela distância ou necessidade de agilidade no atendimento. Sua presença é fundamental para ampliar o alcance e a qualidade dos serviços públicos de saúde, pois garante que os pacientes tenham uma maior chance de sobrevivência.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2425
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA BÁRBARA DE CASTRO QUINTINO SUYELLEN GOIANA LINS_TCC.pdf197,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.