Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2422
Título: Exercício físico para o tratamento de dores nas costas: uma revisão integrativa
Autor(es): Scipiao Junior, Lino Delcio Goncalves
Sousa, Pedro Wallison Oliveira de
Palavras-chave: dor nas costas
exercício
tratamento
Data do documento: 9-Dez-2021
Citação: SOUSA, Pedro Wallison Oliveira de. Exercício físico para o tratamento de dores nas costas: uma revisão integrativa. 2021. 23f. Artigo. ( Graduação em Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021.
Resumo: A denominação “dores nas costas” configura um termo amplo que se refere a dores de etiologia inespecífica. São dores musculoesqueléticas referidas que podem ser divididas de acordo com a região, lombalgias ou dores na região inferior das costas e dores na região superior das costas ou pescoço e ombros. Existem muitas opções de tratamento possíveis para lombalgia, incluindo medicamentos, intervenções biopsicossociais, modalidades físicas e elétricas, terapias manuais e terapias de exercício. Contudo, não existe um consenso sobre a melhor forma de atuar em termos de atividade física no tratamento de dores nas costas. Portanto, esse trabalho tem o objetivo revisar a literatura acerca da utilização do exercício físico como forma de tratamento para as dores nas costas com ênfase em lombalgias. Foi realizada uma busca na plataforma PubMed, utilizando os descritores MeSH “back pain”, “exercise” e “treatment” e operador boleano “AND”, incluindos ensaios clínicos randomizados do publicados no último ano, na língua inglesa, com o texto completo disponível e excluindo revisões de literatura, estudos experimentais, resumos e artigos que não se encaixavam nos objetivos desta revisão. Foram encontrados 2570 resultados e selecionados 9 artigos. A atividade física pode ter vários efeitos fisiológicos na dor e atuar melhorando o prognóstico das dores nas costas. Exercícios que envolvem o fortalecimento e estabilização do core são os mais utilizados e com eficácia comprovada, além de se tratar de atividades de fácil execução como o Pilates e isostretching. Alternativas que envolvem o auxílio de alguns equipamentos como o treinamento isocinético e com realidade virtual trazem resultados promissores, porém necessitam de mais estudos e barateamento da tecnologia. Ressalta-se a importância não só dos efeitos locais e diretos da atividade física, como dos efeitos globais, atuando de forma sistêmica e preventiva em relação às dores nas costas, sendo evidente a necessidade da inclusão de exercícios físicos no manejo de pacientes com dores nas costas, independente da causa.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2422
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO WALLISON OLIVEIRA DE SOUSA_TCC.pdf308,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.